Construindo o diálogo entre saberes para ressignificar a ação educativa em saúde (2009)
- Autores:
- Autor USP: OLIVEIRA, MARIA AMELIA DE CAMPOS - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/s0103-21002009000700014
- Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; CUIDADOS DE ENFERMAGEM; ENSINO SUPERIOR
- Idioma: Português
- Resumo: OBJETIVO: Identificar, na perspectiva dos diferentes sujeitos implicados, as possibilidades de aproximação entre o saber profissional e o de senso comum, envolvidos nas atividades educativas desenvolvidas pela enfermeira em seu processo de trabalho assistencial. MÉTODOS: Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético. Foram entrevistados 30 sujeitos: cinco docentes, cinco graduandos, dez enfermeiras; dois gestores e oito usuários de dois serviços de saúde. Os discursos foram submetidos à análise de discurso. RESULTADOS: Os discursos revelaram que os profissionais valorizam a alteridade, ou seja, a presença e a voz do usuário dos serviços de saúde. Os usuários sinalizaram sua autonomia como "sujeitos em relação" com o saber técnico-científico. CONCLUSÃO: A articulação dos diferentes saberes é fundamental para o desenvolvimento de ações educativas mais dialógicas, participativas e potencialmente transformadoras da realidade em saúde
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Acta Paulista de Enfermagem
- ISSN: 0103-2100
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 22, n. Especial, p. 916-920, 2009
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
LEONELLO, Valeria Marli e OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. Construindo o diálogo entre saberes para ressignificar a ação educativa em saúde. Acta Paulista de Enfermagem, v. 22, n. Especial, p. 916-920, 2009Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-21002009000700014. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Leonello, V. M., & Oliveira, M. A. de C. (2009). Construindo o diálogo entre saberes para ressignificar a ação educativa em saúde. Acta Paulista de Enfermagem, 22( Especial), 916-920. doi:10.1590/s0103-21002009000700014 -
NLM
Leonello VM, Oliveira MA de C. Construindo o diálogo entre saberes para ressignificar a ação educativa em saúde [Internet]. Acta Paulista de Enfermagem. 2009 ; 22( Especial): 916-920.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-21002009000700014 -
Vancouver
Leonello VM, Oliveira MA de C. Construindo o diálogo entre saberes para ressignificar a ação educativa em saúde [Internet]. Acta Paulista de Enfermagem. 2009 ; 22( Especial): 916-920.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-21002009000700014 - Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional
- Contextos institucionais no ensino superior em enfermagem no Estado de São Paulo
- Necessidades de saúde de crianças com perdas funcionais e dependência e suas famílias atendidas pelo Programa de Assistência Domiciliária Pediátrica do Hospital Universitário da USP (PED-HU/USP)
- Avaliação da fragilidade de idosos atendidos em uma Unidade de Estratégia Saúde da Família
- Associação entre o apoio social e o perfil de cuidadores familiares de pacientes com incapacidades e dependência
- Contribuição do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina para o desenvolvimento das competências relacionadas à atenção básica em saúde
- Concepções de professores sobre a prática avaliativa em um currículo integrado e orientado por competência
- Avaliação do perfil e das necessidades de saúde de pacientes com perdas funcionais e dependência assistidos pelo Programa de Assistência Domiciliária do HU/USP
- A formação do médico para atuar na atenção básica: a perspectiva discente
- A contribuição do pró-saúde nos processos de formação do currículo integrado da UEL: as transformações continuam
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0103-21002009000700014 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
OLIVEIRA, M A de C doc 40... | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas