Acreditação da educação superior na América Latina: os casos da Argentina e do Brasil no contexto do Mercosul (2010)
- Autores:
- Autor USP: BARREYRO, GLADYS BEATRIZ - EACH
- Unidade: EACH
- Assuntos: ENSINO SUPERIOR (AVALIAÇÃO); AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: A crescente internacionalização da educação superior, as mudanças ocorridas ao redor do chamado Pacto de Bolonha e a integração regional latino-americana, especialmente no cone sul, com o desenvolvimento do Mercosul educacional têm incentivado a preocupação com a qualidade e comparabilidade de cursos e instituições de educação superior. O texto recupera o contexto de surgimento da avaliação da educação superior na América Latina e analisa os sistemas de avaliação e acreditação da educação superior na Argentina e no Brasil. Focaliza a análise em aspectos como: as características de cada um dos sistemas de educação superior, breve história das experiências de avaliação da educação superior de cada país, concepções de avaliação, instrumentos e tipos de avaliações, função da avaliação e agências
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Cadernos PROLAM/USP
- ISSN: 1676-6288
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 1, p. 7-27, 2010
-
ABNT
BARREYRO, Gladys Beatriz e LAGORIA, Silvana Lorena. Acreditação da educação superior na América Latina: os casos da Argentina e do Brasil no contexto do Mercosul. Cadernos PROLAM/USP, v. 9, n. 1, p. 7-27, 2010Tradução . . Disponível em: http://www.usp.br/prolam/downloads/2010_1_1.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Barreyro, G. B., & Lagoria, S. L. (2010). Acreditação da educação superior na América Latina: os casos da Argentina e do Brasil no contexto do Mercosul. Cadernos PROLAM/USP, 9( 1), 7-27. Recuperado de http://www.usp.br/prolam/downloads/2010_1_1.pdf -
NLM
Barreyro GB, Lagoria SL. Acreditação da educação superior na América Latina: os casos da Argentina e do Brasil no contexto do Mercosul [Internet]. Cadernos PROLAM/USP. 2010 ; 9( 1): 7-27.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.usp.br/prolam/downloads/2010_1_1.pdf -
Vancouver
Barreyro GB, Lagoria SL. Acreditação da educação superior na América Latina: os casos da Argentina e do Brasil no contexto do Mercosul [Internet]. Cadernos PROLAM/USP. 2010 ; 9( 1): 7-27.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.usp.br/prolam/downloads/2010_1_1.pdf - Evaluación de la educación superior brasileña: el SINAES
- Para uma história da avaliação da educação superior brasileira: análise dos documentos do PARU, CNRES, GERES e PAIUB
- Policies for evaluation and regulation of higher education in Brazil (1995-2006)
- O NUPES e a avaliação da educação superior: concepções, propostas e posicionamentos públicos
- Reformas e avaliação da educação superior no Brasil (1995-2009)
- A "acreditação Mercosul" e a agenda interna da política de educação superior brasileira
- Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes
- Novas regulações na educação superior?: de acreditações, rankings internacionais e provas globais
- O "Programa Alfabetização Solidária": terceirização no contexto da reforma do Estado
- Avaliação da educação superior no segundo governo Lula: "Provão II" ou a reedição de velhas práticas?
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas