O caso "plutão" e a natureza da ciência (2011)
- Autores:
- Autor USP: LEITE, CRISTINA - IF
- Unidade: IF
- Assunto: PLUTÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Em 2006 o astro Plutão que até então era definido como “planeta” teve sua classificação alterada para a recém-criada nomenclatura “planeta anão”. Esta mudança teve grande repercussão na mídia, foi e ainda é alvo de polêmica. Considerando que o entendimento sobre a complexidade que envolve a definição dos corpos celestes poderia auxiliar os alunos a perceberem a ciência como empreendimento histórico, social, coletivo, não linear e não neutro, apresenta-se neste artigo um levantamento histórico dos episódios que envolveram as várias definições para planeta, comentando sobre as primeiras observações do céu realizadas por nossos ancestrais, até chegar às resoluções que definiram quais seriam os atributos de um “planeta” na 26ª Assembleia Geral da União Astronômica Internacional. E de modo a contribuir com subsídios para que os professores realizem discussões sobre a natureza da ciência com seus alunos, mediada por temas de Astronomia, explicita-se quais elementos da natureza da ciência ficam evidentes ao se estudar tais episódios. Este estudo pode mediar discussões sobre a complexidade que envolve a investigação sobre o céu, problematizar a relação ciência e sociedade neste contexto e trazer elementos que permitam uma reflexão sobre caráter dinâmico e transitório do conhecimento científico.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Simpósio Nacional de Ensino de Física
-
ABNT
ALBUQUERQUE, Vanessa Nóbrega de e LEITE, Cristina. O caso "plutão" e a natureza da ciência. 2011, Anais.. Manaus: SBF, 2011. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0546-1.pdf. Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Albuquerque, V. N. de, & Leite, C. (2011). O caso "plutão" e a natureza da ciência. In Anais. Manaus: SBF. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0546-1.pdf -
NLM
Albuquerque VN de, Leite C. O caso "plutão" e a natureza da ciência [Internet]. Anais. 2011 ;[citado 2024 set. 25 ] Available from: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0546-1.pdf -
Vancouver
Albuquerque VN de, Leite C. O caso "plutão" e a natureza da ciência [Internet]. Anais. 2011 ;[citado 2024 set. 25 ] Available from: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0546-1.pdf - Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia
- Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
- Leitura e ensino de física: considerações e possibilidades
- O livro didático de física e suas atividades: uma análise da presença das competências gerais do enem no estudo das leis de newton e suas aplicações
- O livro didático de física e suas atividades: uma análise da presença das competências gerais do enem no estudo das leis de newton e suas aplicações
- O caso ''plutão" e a natureza da ciência
- A física moderna nos livros didáticos recomendadopelo Colégio Pedro II no programa curricular de 1929
- Para quê ensinar e aprender física: como futuros professores de física respondem a essa questão?
- Astronomia na proposta curricular de ciências do estado de são paulo: uma análise da espacialidade
- Problematizando conceitos de astronomia: um proposta baseada nos três momentos pedagógicos
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas