A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa (2010)
- Authors:
- Autor USP: EBOLI, MARISA PEREIRA - FEA
- Unidade: FEA
- Subjects: EDUCAÇÃO CORPORATIVA; APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: Nos últimos anos, o tema educação corporativa vem merecendo atenção crescente no cenário organizacional, dada sua conexão com tópicos como estratégia, aprendizagem e competitividade e, também, como resposta à crescente complexidade com que as empresas têm se confrontado. Nesse contexto, têm ganhado destaque alternativas educacionais que permitem ir além do paradigma positivista e da “racionalidade técnica”, promovem aprendizados a partir da experiência profissional, viabilizam a revisão de pressupostos já estabelecidos e expandem as possibilidades do aprendizado contínuo. Em razão disso, o presente ensaio teórico visa resgatar os principais conceitos relacionados à prática reflexiva, para propor aplicações no contexto da educação corporativa; ele mostra como a prática reflexiva, em suas diversas formas, pode contribuir para que as necessidades comentadas acima sejam atendidas e para o desenvolvimento do “profissional reflexivo”. Essa prática envolve o aprendizado a partir da reflexão antes, durante e depois da ação; também envolve a revisão de pressupostos e perspectivas, no caso da reflexão crítica. O artigo expõe o contexto atual da educação corporativa e as principais modalidades da prática reflexiva, e discute como essas práticas podem ocorrer nos níveis individual e grupal/organizacional.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: REGE : Revista de Gestão
- ISSN: 2177-8736
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, n. 3, p. 403-419, out./dez. 2010
-
ABNT
REIS, Germano Glufke e SILVA, Leilianne Michelle Trindade da e EBOLI, Marisa Pereira. A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa. REGE : Revista de Gestão, v. 17, n. 3, p. 403-419, 2010Tradução . . Disponível em: http://www.regeusp.com.br/arquivos/819.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Reis, G. G., Silva, L. M. T. da, & Eboli, M. P. (2010). A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa. REGE : Revista de Gestão, 17( 3), 403-419. Recuperado de http://www.regeusp.com.br/arquivos/819.pdf -
NLM
Reis GG, Silva LMT da, Eboli MP. A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa [Internet]. REGE : Revista de Gestão. 2010 ; 17( 3): 403-419.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.regeusp.com.br/arquivos/819.pdf -
Vancouver
Reis GG, Silva LMT da, Eboli MP. A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa [Internet]. REGE : Revista de Gestão. 2010 ; 17( 3): 403-419.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.regeusp.com.br/arquivos/819.pdf - Caminho suave. [Depoimento]
- Universidades corporativas avançam no país. [Depoimento]
- Sistemas de educação corporativa no Brasil: características e resultados
- O desafio da criação e da implementação de indicadores para a mensuração dos sistemas de educação corporativa no Brasil
- Casamento feliz. [Depoimento]
- Breve panorama da educação corporativa no Brasil: apresentação de resultados de pesquisa
- Educação corporativa: o algo a mais das empresas de ponta. [Depoimento]
- Onde estão os profissionais?. [Depoimento]
- A educação corporativa e as universidades corporativas. [Depoimento]
- A influência das lideranças empresariais no contexto da educação corporativa: panorama no Brasil
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
2153852.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas