Compreensão de alunos de enfermagem sobre depressão e sobre o cuidado a pessoas deprimidas (2010)
- Authors:
- Autor USP: FUREGATO, ANTONIA REGINA FERREIRA - EERP
- Unidade: EERP
- Subjects: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (ENFERMAGEM); DEPRESSÃO; SAÚDE MENTAL; ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
- Language: Português
- Abstract: Pesquisa da compreensão dos estudantes sobre depressão e assistência de enfermagem a pessoas deprimidas. Método: amostra composta por 14 alunos do 3° ano de graduação em enfermagem (seis do Bacharelado e oito da Licenciatura), seis deles com sintomatologia sugestiva de depressão. Utilizou-se o referencial metodológico quali-quantitativo da Técnica de Grupo Nominal de Delbecq. A questão básica pesquisada foi: "Como o estudante de graduação em enfermagem pode ajudar a realizar o cuidado de alguém que tenha depressão?" Projeto aprovado por Comitê de Ética da EERP/ USP. Análise descritiva dos dados. Resultados: entre os alunos com sintomatologia sugestiva de depressão observou-se maior consideração à inserção da família no cuidado e à educação do familiar. Entre os alunos sem sintomatologia observou-se a visão mais teórica de planejamento da assistência de enfermagem, com enfoque nas competências de proteção individual e coletiva. Conclui-se que o aluno percebe e compreende as características essenciais deste cuidadoInvestigación acerca de la comprensión de estudiantes sobre depresión y atención de enfermería a personas deprimidas. Método: muestra de 14 alumnos del tercero año de pregrado en enfermería (seis del Bachillerato Universitario), seis con sintomatología sugestiva de depresión. Se utilizó el enfoque metodológico cuali-cuantitativo de la Técnica del Grupo Nominal de Delbecq, con análisis descriptive de los datos. La cuestión básica investigada fue: "‘sigma’Cómo el estudiante de pregrado en enfermería puede ayudar a realizar el cuidado de alguien que tenga depresión?" Proyecto aprobado por el Comité de Ética de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo. Resultados: entre los alumnos con sintomatología sugestiva de depresión se observó mayor consideración a la inserción de la familia en el cuidado y a la educación del familiar. Entre los alumnos sin sintomatología se observó visión más teórica del plane amiento de la atención de enfermería, con enfoque en las competencias de protección individual y colectiva. Se concluye que el alumno percibe y comprende las características esenciales de ese cuidado
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Tempus-Actas de Saúde Coletiva
- ISSN: 1982-8829
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 4, n. 1, p. 179-190, 2010
-
ABNT
MOREIRA, Carrion Degrande e FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Compreensão de alunos de enfermagem sobre depressão e sobre o cuidado a pessoas deprimidas. Tempus-Actas de Saúde Coletiva, v. 4, n. 1, p. 179-190, 2010Tradução . . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Moreira, C. D., & Furegato, A. R. F. (2010). Compreensão de alunos de enfermagem sobre depressão e sobre o cuidado a pessoas deprimidas. Tempus-Actas de Saúde Coletiva, 4( 1), 179-190. -
NLM
Moreira CD, Furegato ARF. Compreensão de alunos de enfermagem sobre depressão e sobre o cuidado a pessoas deprimidas. Tempus-Actas de Saúde Coletiva. 2010 ; 4( 1): 179-190.[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Moreira CD, Furegato ARF. Compreensão de alunos de enfermagem sobre depressão e sobre o cuidado a pessoas deprimidas. Tempus-Actas de Saúde Coletiva. 2010 ; 4( 1): 179-190.[citado 2024 mar. 29 ] - Enfermeira interagindo no domicílio com uma portadora de transtorno mental
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