Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente (2010)
- Autores:
- Autores USP: SANTOS, SUELY DOS - EEFE ; CORREA, UMBERTO CESAR - EEFE
- Unidade: EEFE
- DOI: 10.1590/s1807-55092010000400001
- Assunto: APRENDIZAGEM MOTORA
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente em função da idade. Crianças (n = 40), adultos (n = 47) e idosos (n = 57) foram distribuídos em grupos de prática constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante. A tarefa consistiu consistia em tocar certos alvos de forma sequencial em integração a um estímulo visual. O delineamento envolveu duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. Os dados foram analisados em relação aos erros absoluto, variável, constante e de execução. Os resultados mostraram que o processo adaptativo na aprendizagem de crianças, adultos e idosos de uma tarefa de “timing” coincidente foi mais beneficiado pela prática constante-aleatória
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista brasileira de educação física e esporte
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 24, n. 4, out/dez 2010
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
GONÇALVES, Lucia Afonso e SANTOS, Suely dos e CORRÊA, Umberto César. Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 24, n. 4, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1807-55092010000400001. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Gonçalves, L. A., Santos, S. dos, & Corrêa, U. C. (2010). Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente. Revista brasileira de educação física e esporte, 24( 4). doi:10.1590/s1807-55092010000400001 -
NLM
Gonçalves LA, Santos S dos, Corrêa UC. Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente [Internet]. Revista brasileira de educação física e esporte. 2010 ; 24( 4):[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1807-55092010000400001 -
Vancouver
Gonçalves LA, Santos S dos, Corrêa UC. Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente [Internet]. Revista brasileira de educação física e esporte. 2010 ; 24( 4):[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1807-55092010000400001 - Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente
- The contextual interference effect on sport-specific motor learning in older adults
- Goal setting in acquisition of a volleyball skill late in motor learnig
- Variabilidade de performance numa tarefa de "timing" antecipatório em indivícuos de diferentes faixas etárias
- O auto-estabelecimento de metas na aprendizagem de habilidades motoras
- No improvement on the learning of golf putting by older persons with self-controlled knowledge of performance
- Perfil dos ingressantes e formandos dos cursos da EEFEUSP relativo ao nível de atividade física, consumo de álcool e fumo
- Effect of focus of attention on motor learning in old age
- Variabilidade intra-individual: um estudo da performance motora de individuos de 20 a 79 anos de idade
- Desenvolvimento motor ao longo da vida
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1807-55092010000400001 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas