Abandono do atendimento em uma clínica-escola de psicologia infantil: variáveis associadas (2010)
- Autores:
- Autores USP: SILVARES, EDWIGES FERREIRA DE MATTOS - IP ; MARTURANO, EDNA MARIA - FMRP
- Unidades: IP; FMRP
- DOI: 10.1590/s1413-73722010000300010
- Assuntos: DESISTÊNCIA DO TRATAMENTO; ADOLESCENTES; TRATAMENTO PSICOLÓGICO
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo deste estudo retrospectivo foi levantar taxas de desistência e abandono do atendimento em uma clínica-escola de psicologia infantil e identificar fatores de risco sócio-demográficos, clínicos e familiares para ambos os desfechos. Dados de 258 crianças foram obtidos nos prontiários. Desistiram do atendimento logo após a entrevista inicial 16 % familias. Entre as famílias não desistentes, 49 % interromperam o atendimento antes da alta. Foram comparados, quanto aos fatores de risco, os grupos desistentes e nao desistentes. Além disso, no grupo não desistente, os subgrupos abandono (clientes que compareceram ao menos uma vezantes de interromerem o tratamento) e alta clínica (clientes que persistirem até o final do atendimento) também foram comparados. Familias desistentes apresenaram mais crianças nas séries iniciais, com menos problemas de comportamento. O abandono foi associado a menos recurso cognitivo e menor idade da criança, pai mais jovem e maior exposição da familia a estresse psicossocial
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia em Estudo
- ISSN: 1807-0329
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n.3, p. 527-535, 2010
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MANTOVANI, Carina Cella Panaia e MARTURANO, Edna Maria e SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Abandono do atendimento em uma clínica-escola de psicologia infantil: variáveis associadas. Psicologia em Estudo, v. 15, n. 3, p. 527-535, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-73722010000300010. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Mantovani, C. C. P., Marturano, E. M., & Silvares, E. F. de M. (2010). Abandono do atendimento em uma clínica-escola de psicologia infantil: variáveis associadas. Psicologia em Estudo, 15( 3), 527-535. doi:10.1590/s1413-73722010000300010 -
NLM
Mantovani CCP, Marturano EM, Silvares EF de M. Abandono do atendimento em uma clínica-escola de psicologia infantil: variáveis associadas [Internet]. Psicologia em Estudo. 2010 ; 15( 3): 527-535.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-73722010000300010 -
Vancouver
Mantovani CCP, Marturano EM, Silvares EF de M. Abandono do atendimento em uma clínica-escola de psicologia infantil: variáveis associadas [Internet]. Psicologia em Estudo. 2010 ; 15( 3): 527-535.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-73722010000300010 - O atendimento psicológico nas clínicas-escola: convergências atuais
- A criança e o ingresso no ensino fundamental
- Criterios para identificacao de episodios de interacao professora-aluno
- Criancas com dificuldades de aprendizagem: problemas relatados pelas maes
- Comportamento do aluno visto pelo professor
- Leitura e compreensao de texto em criancas de ciclo basico com dificuldade de aprendizagem
- Procura de atendimento psicológico para crianças com dificuldades na escola: um perfil da clientela
- Ambiente familiar e aprendizagem escolar
- Abandonos e desistencias na clientela de um servico de psicopedagogia
- Criancas com dificuldades de aprendizagem: seis anos depois
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1413-73722010000300010 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas