Aprendizagem de uma habilidade motora com demanda de planejamento em pacientes pós-acidente vascular encefálico em função do lado da lesão (2010)
- Authors:
- Autor USP: PASIN, CAMILA TORRIANI - EEFE
- Unidade: EEFE
- Sigla do Departamento: EFP
- DOI: 10.11606/T.39.2010.tde-16082010-153057
- Subjects: HABILIDADES MOTORAS (EDUCAÇÃO FÍSICA); APRENDIZAGEM; ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
- Language: Português
- Abstract: OBJETIVO: Investigar e comparar a aprendizagem de uma habilidade motora de alta demanda de planejamento em sujeitos pós-Acidente Vascular Encefálico (AVE) em função do lado da lesão. Método: Participaram do estudo 22 indivíduos pós-AVE para compor o grupo experimental (GE), sendo 10 LD e 12 LE, e 14 sujeitos saudáveis para o grupo controle (GC). Os critérios de inclusão foram: 40 a 75 anos de idade, lesão em circulação anterior, crônicos, único evento vascular, destros e Mini Exame de Estado Mental (MEEM) com pontuação acima de 23. A tarefa consistiu em realizar a inserção de uma barra em um orifício, o mais rapidamente possível. O estudo foi composto de duas fases, sendo de aquisição (AQ) com 50 tentativas e de testes de retenção em curto (RET1), longo prazo (RET2) e transferência (TR) com 10 tentativas cada. Foram realizadas análises intra (GC, GE, LD e LE) e intergrupos por meio da ANOVA two-way (grupos X blocos) com medidas repetidas no segundo fator, seguida do post hoc de Tukey. O nível de significância adotado foi de 0,05. RESULTADOS: Houve déficit na aprendizagem do GE nas comparações do nível de desempenho entre o último bloco da AQ com os testes de RET2 e TR, que se apresentou dependente do lado da lesão. Quando comparado com o GC e com LD, o LE apresentou deterioração na RET2. CONCLUSÃO: Há diferença entre o GE e GC no que se refere à aprendizagem de uma habilidade motora com alta demanda de planejamento, mensurada por meio do teste de RET em longo prazo, sendoesta diferença dependente do lado da lesão. O grupo com LE apresentou os maiores déficits na aprendizagem
- Imprenta:
- Data da defesa: 03.02.2010
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- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
TORRIANI-PASIN, Camila. Aprendizagem de uma habilidade motora com demanda de planejamento em pacientes pós-acidente vascular encefálico em função do lado da lesão. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-16082010-153057/. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Torriani-Pasin, C. (2010). Aprendizagem de uma habilidade motora com demanda de planejamento em pacientes pós-acidente vascular encefálico em função do lado da lesão (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-16082010-153057/ -
NLM
Torriani-Pasin C. Aprendizagem de uma habilidade motora com demanda de planejamento em pacientes pós-acidente vascular encefálico em função do lado da lesão [Internet]. 2010 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-16082010-153057/ -
Vancouver
Torriani-Pasin C. Aprendizagem de uma habilidade motora com demanda de planejamento em pacientes pós-acidente vascular encefálico em função do lado da lesão [Internet]. 2010 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-16082010-153057/ - Translation, Cross-Cultural Adaptation, and Validation of the Physical Activity Scale for Individuals With Physical Disabilities for Brazilian Individuals With Parkinson's Disease
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Informações sobre o DOI: 10.11606/T.39.2010.tde-16082010-153057 (Fonte: oaDOI API)
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