Processo saúde-doença: concepções do movimento estudantil da área da saúde (2010)
- Autores:
- Autores USP: SOARES, CASSIA BALDINI - EE ; CAMPOS, CÉLIA MARIA SIVALLI - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/s0104-12902010000200011
- Assuntos: POLÍTICA; PROCESSO SAÚDE-DOENÇA; SAÚDE PÚBLICA; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; CIDADANIA
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as concepções de saúde-doença de lideranças estudantis da área da saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais com 15 estudantes engajados em executivas de curso da área da saúde e com dois membros da União Nacional dos Estudantes. A concepção de saúde-doença mais enfatizada entre as lideranças estudantis foi a multicausal, representada majoritariamente por fatores relacionados à esfera do consumo. Sobressaem também concepções centradas no indivíduo, na subjetividade e de caráter idealista. Poucos estudantes consideraram nas suas formulações, de maneira organizada, a categoria da reprodução social na determinação do processo saúde-doença. Pode-se concluir que, na área da saúde, os estudantes tendem a reproduzir os conceitos fundamentados na concepção funcionalista de saúde-doença, que toma como sujeito o indivíduo em "situação de risco" para o desenvolvimento de alguma patologia e propõe a responsabilização do indivíduo pela manutenção ou pelo aprimoramento das condições de saúde, e mesmo pelo enfrentamento da doença. A atuação como liderança no movimento estudantil parece não resultar na crítica aos fundamentos que majoritariamente amparam os currículos universitários na área da saúde
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Saúde e Sociedade
- ISSN: 0104-1290
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 2, p. 347-357, 2010
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
REIS, Alessandra Martins dos e SOARES, Cassia Baldini e CAMPOS, Célia Maria Sivalli. Processo saúde-doença: concepções do movimento estudantil da área da saúde. Saúde e Sociedade, v. 19, n. 2, p. 347-357, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-12902010000200011. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Reis, A. M. dos, Soares, C. B., & Campos, C. M. S. (2010). Processo saúde-doença: concepções do movimento estudantil da área da saúde. Saúde e Sociedade, 19( 2), 347-357. doi:10.1590/s0104-12902010000200011 -
NLM
Reis AM dos, Soares CB, Campos CMS. Processo saúde-doença: concepções do movimento estudantil da área da saúde [Internet]. Saúde e Sociedade. 2010 ; 19( 2): 347-357.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-12902010000200011 -
Vancouver
Reis AM dos, Soares CB, Campos CMS. Processo saúde-doença: concepções do movimento estudantil da área da saúde [Internet]. Saúde e Sociedade. 2010 ; 19( 2): 347-357.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-12902010000200011 - A responsabilidade da universidade pública no ensino da prevenção do uso prejudical de drogas
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Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-12902010000200011 (Fonte: oaDOI API)
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