Estabelecimento de metas e ansiedade traço na aquisição de habilidades motoras (2010)
- Autores:
- Autor USP: NEIVA, JAQUELINE FREITAS DE OLIVEIRA - EEFE
- Unidade: EEFE
- Assuntos: APRENDIZAGEM MOTORA; ANSIEDADE
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar o efeito de metas difíceis e fáceis na aquisição de uma tarefa motora em pessoas com altos e baixos níveis de ansiedade traço. Participaram da parte inicial da pesquisa, 465 estudantes de ambos gêneros, entre 15 e 18 anos. Após ser determinado o nível de ansiedade, oitenta adolescentes foram distribuídos em quatro grupos de acordo com os níveis de ansiedade (alto e baixo) e de estabelecimento de metas (difícil e fácil). A tarefa consistiu em subir a escada de BACHMAN. O experimento constou de quatro fases: aquisição, transferência imediata, transferência atrasada e retenção. A análise dos dados foi feita com três classificações, sendo a primeira com base nos valores gerais e 80 participantes, a segunda com base em valores mais extremos de ansiedade traço e 40 participantes; e a terceira com base nos gêneros e 20 participantes. O resultado principal foi referente ao gênero feminino, em que, no teste de transferência imediata, as meninas baixo ansiosas submetidas ao estabelecimento de metas difícil apresentaram desempenho pior que as meninas baixo ansiosas submetidas ao estabelecimento de metas fáceis. Além disso, pôde-se concluir que estudos futuros devem ser conduzidos com cuidados metodológicos relativos à inclusão na amostra, com base nos níveis mensurados e no gênero dos participantes
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.11.2010
-
ABNT
NEIVA, Jaqueline Freitas de Oliveira. Estabelecimento de metas e ansiedade traço na aquisição de habilidades motoras. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-08122010-075939/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Neiva, J. F. de O. (2010). Estabelecimento de metas e ansiedade traço na aquisição de habilidades motoras (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-08122010-075939/ -
NLM
Neiva JF de O. Estabelecimento de metas e ansiedade traço na aquisição de habilidades motoras [Internet]. 2010 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-08122010-075939/ -
Vancouver
Neiva JF de O. Estabelecimento de metas e ansiedade traço na aquisição de habilidades motoras [Internet]. 2010 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-08122010-075939/ - Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras
- Efeito do estabelecimento de metas na aquisição de habilidades motoras
- Jogo eletrônico como instrumento de aprendizagem motora em crianças com Síndrome de Down
- Self-controlled feedback and trait anxiety in motor skill acquisition
- A capacidade percepto-motora de controle de força manual é pouco influenciável por fatores genéticos
- Efeito do estabelecimento de metas autocontrolado na aprendizagem motora
- Métodos de fracionamento da cortada do voleibol sob a perspectiva de professores de educação física
- Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças
- Paralisia cerebral e aprendizagem de jogo eletrônico (Nintendo Wii)
- Tempo de reação e envergadura correlacionam-se positivamente em goleiros profissionais de futebol de campo
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas