Exportar registro bibliográfico

Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: SOUSA, SARA BARBOSA DE - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CBD
  • Assuntos: CULTURA ORGANIZACIONAL; MEMÓRIA EMPRESARIAL; EMPRESAS
  • Palavras-chave do autor: Centros de documentação e memória; Cultura organizacional; História e memória; Memória de empresas; Responsabilidade histórica; companies memory; documentation and memory centers; historical responsibility; history and memory; organizational culture
  • Idioma: Português
  • Resumo: A pesquisa tem por objetivo refletir o papel desempenhado pela memória empresarial, analisando sua atuação estratégica no reforço da imagem institucional e na construção ou fortalecimento da identidade corporativa. A reflexão engloba ainda as motivações das empresas para a construção de espaços de memória e o uso da memória pelas organizações. A análise envolve a discussão de conceitos de áreas multidisciplinares do conhecimento: história, administração, arquivologia e biblioteconomia e documentação. Aborda os conceitos de história bem como sua associação com o passado e sua valorização por setores da sociedade e como efeito do processo de globalização. Apresenta a conceituação de memória, abordando sua valorização e busca generalizada feita por diversos setores sociais, destacando o interesse e importância pelas organizações, repercutindo em eventos comemorativos ou no resgate da história da empresa. Aborda a conceituação do termo cultura expressando sua complexidade conceitual e ampla significação, dando ênfase para a cultura organizacional e analisando seus principais componentes: valores, heróis, mitos e ritos para a compreensão de seu imaginário. Analisa a empresa além da produção de bens e serviços, como parte integrante da sociedade, enfatizando sua atuação frente aos seus públicos de relacionamento: consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade. Avalia os mercados de memória empresarial, abordando a temática dos trabalhos produzidos, destacando-se a importância do rigor científico e a legitimidade das fontes de pesquisa nos projetos de memória, objetivando a veracidade da história. Analisa os projetos de memória empresarial para identificar se estes constituem estratégia de marketing para valorização da imagem institucional ou são resultantes da consciência da responsabilidade história da organização
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.04.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SOUSA, Sara Barbosa de. Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29102010-131012/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Sousa, S. B. de. (2010). Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29102010-131012/
    • NLM

      Sousa SB de. Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29102010-131012/
    • Vancouver

      Sousa SB de. Memória empresarial: interesse utilitarista ou responsabilidade histórica [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29102010-131012/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024