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Da quebra das paredes à construção de uma nova escola (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: PAIER, SIMONE DE CASTRO - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDA
  • Subjects: ESCOLA PÚBLICA (VIDA COTIDIANA); DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
  • Language: Português
  • Abstract: Nossa escola atual, apesar da crise que tem vivido nas últimas décadas, permanece com sua estrutura idêntica há mais de cem anos, ignorando as transforações da sociedade e dos objetivos a que se propõe. Esse modelo tradicional de escola, classifica os alunos perante um modelo de aluno médio e exclui aqueles que não se ajustam a tal modelo. As relações estão baseadas no autoritarismo e o conhecimento é encarado como verdade absoluta. Uma escola voltada para a sociedade atual, baseada em princípios democráticos, precisa rever seus objetivos e adequar sua estrutura e organização para alcançá-los. Assim, o presente trabalho analisa a experiência de uma escola municipal de São Paulo, que rompeu com a estrutura convencional de salas de aulas e criou salões de pesquisas onde alunos de idades diferentes e vários professores convivem cotidianamente descobrindo normas formas de lidar com as informações, de se relacionar, de tomar decisões e assumir responsabilidades coletivas, visando a formação de sujeitos com plena autonomia. A pesquisa revelou as especificidades dessa escola, o que torna seu percurso único e o Projeto Limongi Alves impossível de ser reproduzido por outras unidades escolares. Para esse Projeto a criação dos espaços coletivos foi fundamental, pois permite a todos que aprendam a conviver democraticamente e aos professores exercerem uma docência solidária que é uma possibilidade de formação baseada na ação-reflexão-ação. Contudo, a grande contribuição de talexperiência é demonstrar a possibilidade de se fazer uma escola diferente daquela que conhecemos e que realmente atenda a todas as crianças e adolescentes em suas singularidades. Através das soluções encontradas pelo Projeto Limongi Alves para atingir seus objetivos, fica exposta a falta de condições a que o poder público condena suas escolas. O presente trabalho procura identificar as ações imprescindíveis que uma política pública comprometida com a qualidade da educação deveria assumir
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.07.2009
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      PAIER, Simone de Castro. Da quebra das paredes à construção de uma nova escola. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29112010-140006/. Acesso em: 09 maio 2024.
    • APA

      Paier, S. de C. (2009). Da quebra das paredes à construção de uma nova escola (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29112010-140006/
    • NLM

      Paier S de C. Da quebra das paredes à construção de uma nova escola [Internet]. 2009 ;[citado 2024 maio 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29112010-140006/
    • Vancouver

      Paier S de C. Da quebra das paredes à construção de uma nova escola [Internet]. 2009 ;[citado 2024 maio 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29112010-140006/

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