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Processos comunicacionais em instituições de ensino superior: o caso UniRadial - Estácio (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: SIMÕES, PRISCILA HELENA BELPIEDE - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assuntos: EDUCOMUNICAÇÃO; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (ASPECTOS SOCIAIS); PROCESSO DA COMUNICAÇÃO
  • Palavras-chave do autor: communication and education; Comunicação e educação; Consumo; consumption; Cultura; culture; Ensino privado; Ensino superior; higher education; Identidade; identity; Internet; media; Mídias; private education
  • Idioma: Português
  • Resumo: Em uma sociedade fortemente marcada pelos meios de comunicação e pelas transformações impostas pelo fenômeno da globalização, o setor educacional também passa por desafios e mudanças profundas. No Brasil, especialmente nos últimos 15 anos, o ensino superior viveu um período de enorme expansão, com a abertura de instituições de ensino, oferta de cursos em diferentes modalidades e o ingresso de um contingente da população que até então estava excluído das universidades. A maior parte das matrículas esta concentrada em cursos noturnos oferecidos por instituições de ensino particulares, muitas delas configuradas como grandes grupos educacionais, com caráter marcadamente mercantil. Este trabalho se propõe a investigar o perfil sócio-econômico e cultural dos alunos de uma dessas instituições, seu universo de representações simbólicas, bem como o consumo e uso que fazem das mídias. Tem como objetivo, ainda, avaliar a correlação entre as mudanças nos padrões sociais dos estudantes e transformações em relação ao consumo de mídia e às formas de acesso à informação e ao conhecimento. O recorte escolhido para fixar essas questões se realiza dentro dos limites da perspectiva comunicação-cultura-educação. O estudo de caso foi realizado no Centro Universitário Radial, pertencente ao grupo Estácio Participações. Além de utilizar números do IBGE, MEC e outros centros de pesquisa, aplicamos uma pesquisa de campo com dois procedimentos: um formulário com questões de múltipla escolha foi respondido por 2.263 alunos e realizamos entrevistas em profundidade, individuais, com dez estudantes.Os resultados apontam que o aluno da UniRadial-Estácio é claramente oriundo das classes populares, reside em áreas periféricas da região metropolitana de São Paulo e reconfigura parte de sua identidade a partir de seu ingresso no ensino superior e do valor simbólico que tal fato tem para ele e sua família, especialmente por pertencer à primeira geração, em seu âmbito familiar, que teve acesso a um curso superior. Ele mantém uma relação paradoxal com a instituição de ensino em questão, que envolve valor de troca e utilitário, mas não se esgota na dimensão do consumo. É também um estudante imerso na sociedade contemporânea, marcada pela forte presença da mídia. Sendo assim, ele consome veículos de comunicação impressa, lê livros, assiste televisão, mas principalmente e, sobretudo, utiliza a internet como meio de comunicação, socialização e veículo de acesso à informação e ao conhecimento. No que tange à instituição de ensino, verificamos que ela incorporou, de algumas formas, o uso da tecnologia e dos meios de comunicação em suas práticas pedagógicas. No entanto, essa incorporação se deu dentro de um contexto meramente operatório, instrumental ou então - especificamente quando tratamos das aulas a distância via web - dentro de uma lógica mercantil. Tal uso provoca forte rejeição nos estudantes o que demonstra que as relações do uso da tecnologia e/ou meios de comunicação dentro e fora do ambiente escolar não são nada mecânicas ou automáticas. Isto é, não é porque o estudante utiliza com frequência determinada mídia, que sua mera inclusão no contexto educacional se fará eficaz do ponto de vista do ensino-aprendizagem
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.06.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SIMÕES, Priscila Helena Belpiede. Processos comunicacionais em instituições de ensino superior: o caso UniRadial - Estácio. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Pauo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17022011-140244/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Simões, P. H. B. (2010). Processos comunicacionais em instituições de ensino superior: o caso UniRadial - Estácio (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Pauo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17022011-140244/
    • NLM

      Simões PHB. Processos comunicacionais em instituições de ensino superior: o caso UniRadial - Estácio [Internet]. 2010 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17022011-140244/
    • Vancouver

      Simões PHB. Processos comunicacionais em instituições de ensino superior: o caso UniRadial - Estácio [Internet]. 2010 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17022011-140244/

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