Exportar registro bibliográfico

A graduação em publicidade e propaganda: uma pesquisa em sala de aula sobre a educação para a comunicação (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: YAMAGA, RAFAEL - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assuntos: PROPAGANDA (ESTUDO E ENSINO;FORMAÇÃO PROFISSIONAL); ENSINO SUPERIOR; UNIVERSIDADE
  • Palavras-chave do autor: Advertising; Classroom Research; Educommunication; Educomunicação; Formation; Higher Education; Pesquisa em Sala de Aula; Publicidade
  • Idioma: Português
  • Resumo: As características dos cursos de Publicidade e Propaganda na cidade de São Paulo foram observadas e analisadas através de um procedimento que envolveu etapas distintas. A definição do objeto a ser pesquisado (instituições de ensino superior) obedeceu a critérios de representatividade de classes econômicas e sociais discentes. A relação entre o poder aquisitivo dos alunos e sua escolha pela instituição e as possíveis implicações em sala de aula foram estudadas presencialmente, em pesquisa de campo. Assistimos a cerca de cinquenta horas de aulas em etapas iniciais e de conclusão dos cursos. As observações em classe foram categorizadas na tentativa de se criar uma tipologia das práticas de ensino, sem quaisquer intenções classificatórias ou constituintes de juízo de valor. Os dados que contam com as opiniões dos estudantes foram coletados por método misto, qualitativo (entrevistas, questionários abertos via internet e "debates" com alunos) e quantitativo (questionários fechados, com amostra definida). Buscamos identificar a formação oferecida e verificar se o discurso de cada universidade é, de fato, colocado em prática nas aulas. Algumas conclusões demonstram aspectos apreciados por alunos e adequados à formação do publicitário. Outras apontam para práticas de ensino em desacordo com os interesses discentes e, por vezes, com a formação exigida pelo mercado de trabalho publicitário
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.01.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      YAMAGA, Rafael. A graduação em publicidade e propaganda: uma pesquisa em sala de aula sobre a educação para a comunicação. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17082011-111107/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Yamaga, R. (2010). A graduação em publicidade e propaganda: uma pesquisa em sala de aula sobre a educação para a comunicação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17082011-111107/
    • NLM

      Yamaga R. A graduação em publicidade e propaganda: uma pesquisa em sala de aula sobre a educação para a comunicação [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17082011-111107/
    • Vancouver

      Yamaga R. A graduação em publicidade e propaganda: uma pesquisa em sala de aula sobre a educação para a comunicação [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17082011-111107/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024