A forma sem contéudo e o sujeito sem subjetividade (2010)
- Autor:
- Autor USP: CROCHIK, JOSE LEON - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/s0103-65642010000100003
- Assuntos: PERCEPÇÃO; FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO; ESCOLA DE FRANKFURT; PSICANÁLISE
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo deste ensaio é refletir acerca da relação entre o primado da forma em nossa sociedade, que se expressa também nos âmbitos políticos e educacionais, e a formação de indivíduos pouco diferençados, no que se refere à sua sensibilidade, percepção e pensamento; tem como hipótese que a ênfase na forma, em diversos domínios sociais, em detrimento do conteúdo específico ao qual deveria se vincular contribui com a formação de indivíduos que têm dificuldades de se identificarem entre si e, por isso, de se desenvolver, sendo propensos à frieza, a uma ausência de percepção das contradições e conflitos sociais e a um pensamento basicamente adaptativo. Essa reflexão é desenvolvida tendo como referência obras de pensadores que constituíram a denominada Escola de Frankfurt, tais como T. W. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse, e a Psicanálise Freudiana
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia USP
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 21, n.1, p. 31-46, 2010
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
CROCHICK, José Leon. A forma sem contéudo e o sujeito sem subjetividade. Psicologia USP, v. 21, n. 1, p. 31-46, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-65642010000100003. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Crochick, J. L. (2010). A forma sem contéudo e o sujeito sem subjetividade. Psicologia USP, 21( 1), 31-46. doi:10.1590/s0103-65642010000100003 -
NLM
Crochick JL. A forma sem contéudo e o sujeito sem subjetividade [Internet]. Psicologia USP. 2010 ; 21( 1): 31-46.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-65642010000100003 -
Vancouver
Crochick JL. A forma sem contéudo e o sujeito sem subjetividade [Internet]. Psicologia USP. 2010 ; 21( 1): 31-46.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-65642010000100003 - Hierarquia, violência e bullying entre estudantes da rede pública do ensino fundamental
- Sem título próprio...[Prefácio]
- Propostas pedagógicas em livros didáticos: reflexões sobre a pseudoformação
- Aportes teóricos das pesquisas em psicologia social no Brasil: a teoria crítica da sociedade
- Notas sobre um recomeço: revista psicologia & sociedade (1996-2001)
- A obra de Freud... [Prefácio]
- Pesquisa e cotidiano escolar: preconceito e desempenho nas classes escolares homogêneas
- Apontamentos sobre o narcisismo da perspectiva da teoria crítica da sociedade
- A ideologia da racionalidade tecnológica e a personalidade narcisista
- Apontamentos sobre o texto "Educação após Auschwitz" de T. W. Adorno
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0103-65642010000100003 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas