Exportar registro bibliográfico

Marketing ambiental e certificações socioambientais: uma análise no contexto do etanol brasileiro (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: MOLINA, NATÁLIA SANCHEZ - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SHS
  • Assuntos: MARKETING AMBIENTAL; BIOCOMBUSTÍVEIS
  • Idioma: Português
  • Resumo: O aumento da demanda mundial por fontes alternativas de energia tem evidenciado o Brasil como ator relevante no mercado internacional, em função de seu histórico e capacidade produtiva de etanol. Porém, apesar de ser um mercado promissor e de alto interesse, também é um mercado bastante exigente em relação às questões ambientais que englobam seu sistema produtivo. O marketing ambiental se apresenta como uma ferramenta importante para garantir ao mercado consumidor de que essas questões ambientais estão sendo bem geridas. Entretanto, muitos são os questionamentos quanto ao que está sendo comunicado. Entre as principais formas de se aumentar credibilidade do processo de marketing ambiental, apresenta-se a utilização de certificações socioambientais. Assim, esta pesquisa se propôs a analisar as principais iniciativas de certificações socioambientais para o etanol brasileiro à luz do marketing ambiental. Por meio de entrevistas com 14 especialistas envolvidos com a questão do mercado internacional de biocombustíveis, produção de etanol e sustentabilidade, foi possível formar um padrão de análise das certificações, composto pelos: princípios de boas práticas para certificações socioambientais, demandas ambientais do mercado consumidor e critérios ambientais intrínsecos do sistema produtivo de etanol. A partir desse padrão, foram analisadas as principais iniciativas de certificação, que apontaram um melhor desempenho das iniciativas Roundtable on Sustainable Biofuels e Better Sugarcane Initiative para dar credibilidade para o processo de marketing ambiental do etanol brasileiro
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.08.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MOLINA, Natália Sanchez. Marketing ambiental e certificações socioambientais: uma análise no contexto do etanol brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-09112010-133900/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Molina, N. S. (2010). Marketing ambiental e certificações socioambientais: uma análise no contexto do etanol brasileiro (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-09112010-133900/
    • NLM

      Molina NS. Marketing ambiental e certificações socioambientais: uma análise no contexto do etanol brasileiro [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-09112010-133900/
    • Vancouver

      Molina NS. Marketing ambiental e certificações socioambientais: uma análise no contexto do etanol brasileiro [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-09112010-133900/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024