Proposta de ferramenta para desenvolvimento de simuladores interativos para treinamento (2010)
- Autores:
- Autor USP: FERRAZ, RODRIGO BARROCA DIAS - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PSI
- Assuntos: SIMULAÇÃO; ARQUITETURA DE SOFTWARE; REALIDADE VIRTUAL
- Idioma: Português
- Resumo: Simulações man-in-the-loop, ou human-in-the-loop reproduzem virtualmente ambientes reais ou imaginários para o usuário, sendo aplicada em diversas áreas como, entretenimento, treinamento, experimento e reabilitação. Na área de treinamento, os simuladores são cada vez mais empregados visando principalmente a redução de custos e riscos, além do controle total das condições do treinamento. Atualmente, simuladores de treinamento têm sido utilizados em diversas áreas, como medicina (simuladores de procedimentos cirúrgicos), aviação, trânsito, náutica, industrial, militar, entre outras. Uma das dificuldades no desenvolvimento de simuladores para treinamento é projetar e implementar o modelo do ambiente virtual em software. Apesar de existirem diversas ferramentas (livres ou comerciais) que podem auxiliar no desenvolvimento do simulador, são poucas que se propõem à modelagem do sistema e sua execução, sendo que estas são, em sua maioria, proprietárias. O principal objetivo deste trabalho é conceber uma ferramenta genérica para auxiliar na modelagem, estruturação e implementação de simuladores de ambientes virtuais voltado para treinamento, partindo da proposta de uma arquitetura de software baseada na decomposição estrutural do sistema a ser simulado. A utilização de uma ferramenta genérica tem a finalidade de reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento de simuladores de treinamento, facilitando a integração simultânea das diversas equipes de trabalho e a reutilização de componentes de softwares para outras aplicações. Foi concebida uma arquitetura de software genérica destinada aos simuladores de treinamento baseada nos trabalhos da literatura. Para a implementação desta arquitetura foi desenvolvido um protótipo da ferramenta genérica.Para avaliar essa ferramenta foi realizado um estudo de caso baseado no software de um simulador de aeronave de asas rotativas, modelo Bell Jet Ranger III e nos procedimentos operacionais reais. O estudo foi realizado através da adaptação parcial do software do simulador original utilizando a ferramenta proposta. Os resultados obtidos mostraram a viabilidade da utilização da arquitetura e da ferramenta genérica para o desenvolvimento de simuladores de treinamento.
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.07.2010
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ABNT
FERRAZ, Rodrigo Barroca Dias. Proposta de ferramenta para desenvolvimento de simuladores interativos para treinamento. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-02062010-163046/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Ferraz, R. B. D. (2010). Proposta de ferramenta para desenvolvimento de simuladores interativos para treinamento (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-02062010-163046/ -
NLM
Ferraz RBD. Proposta de ferramenta para desenvolvimento de simuladores interativos para treinamento [Internet]. 2010 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-02062010-163046/ -
Vancouver
Ferraz RBD. Proposta de ferramenta para desenvolvimento de simuladores interativos para treinamento [Internet]. 2010 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-02062010-163046/
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