Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários (2009)
- Autores:
- Autores USP: CAMPANÁRIO, CLAUDIA ROSA ACEVEDO DE ABREU - EACH ; CAMPANARIO, MILTON DE ABREU - FEA
- Unidades: EACH; FEA
- DOI: 10.1590/S1676-56482009000100005
- Assuntos: MARKETING; ÉTICA; PROPAGANDA
- Idioma: Português
- Resumo: Considerando o imenso impacto social dos conglomerados de informação, comunicação e entretenimento e o consequente poder dos publicitários de conferir significado à vida de milhões de pessoas, o objetivo do estudo é elucidar a postura ética desses profissionais frente às pressões do ambiente. O referencial teórico adotado é a teoria das representações sociais. A investigação empregou uma metodologia de caráter qualitativo, adequada à fundamentação teórica, que consiste na utilização de entrevistas em profundidade, como a técnica de coleta de dados e a análise do discurso para a interpretação dos resultados. O conjunto social em análise está composto de uma amostra de 30 profissionais de 27 agências de publicidade da cidade de São Paulo, selecionada por conveniência. Constata-se a compreensão do significado, da abrangência, das características e da importância de uma postura ética entre os publicitários entrevistados. Na sua prática, contudo, eles expressam dificuldade em manter um comportamento ético diante das pressões do ambiente
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: RAE eletrônica
- ISSN: 1676-5648
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 8, n. 1, p. 1-26, jan./jun. 2009
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
ACEVEDO, Claudia Rosa et al. Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários. RAE eletrônica, v. 8, n. ja/ju 2009, p. 1-26, 2009Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1676-56482009000100005. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Acevedo, C. R., Nohara, J. J., Campanario, M. de A., & Telles, C. C. P. (2009). Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários. RAE eletrônica, 8( ja/ju 2009), 1-26. doi:10.1590/S1676-56482009000100005 -
NLM
Acevedo CR, Nohara JJ, Campanario M de A, Telles CCP. Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários [Internet]. RAE eletrônica. 2009 ; 8( ja/ju 2009): 1-26.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1676-56482009000100005 -
Vancouver
Acevedo CR, Nohara JJ, Campanario M de A, Telles CCP. Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários [Internet]. RAE eletrônica. 2009 ; 8( ja/ju 2009): 1-26.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1676-56482009000100005 - Aspectos determinantes do consumo de produtos cosméticos verdes
- Representação social de indivíduos afro-descendentes em propagandas: proposta de um modelo explicativo do fenômeno
- As representações dos consumidores sobre responsabilidade social corporativa e a relação com a decisão de compra
- Interpretações sobre os retratos dos afro-descendentes na mídia de massa
- Uma análise das representações dos afrodescendentes nas propagandas de jornais paulistas
- Análise do retrato de indivíduos afrodescendentes em anúncios publicitários: 1968-2006
- The effects of sensory marketing on shopping experience and on consumer decision making
- As representações sociais dos publicitários quanto às questões éticas da propaganda
- Relações raciais na mídia: um estudo no contexto brasileiro
- Percepção de fumantes em relação às mensagens de advertência antitabagismo nas embalagens de cigarro
Informações sobre o DOI: 10.1590/S1676-56482009000100005 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas