Aprendizagem motora em crianças com paralisia cerebral (2010)
- Autores:
- Autores USP: MONTEIRO, CARLOS BANDEIRA DE MELLO - EACH ; PASIN, CAMILA TORRIANI - EEFE ; MEIRA JUNIOR, CASSIO DE MIRANDA - EACH
- Unidades: EACH; EEFE
- DOI: 10.7322/jhgd.19963
- Assuntos: PARALISIA CEREBRAL; CRIANÇAS; APRENDIZAGEM MOTORA
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: a Paralisia Cerebral (PC) tem como característica causar alterações na postura e movimento que dificultam a realização de atividades funcionais. Diante das dificuldades motoras, a reabilitação torna-se essencial e tem como uma opção basear-se na aprendizagem motora. Porém, é importante a investigação do processo de aprendizagem motora em indivíduos com PC para viabilizar a organização de programas de tratamento mais efetivos. Objetivo: analisar o processo de aprendizagem motora em crianças com PC. Método: Para a realização deste trabalho utilizou-se um grupo experimental (GE) e um grupo controle (GC) ambos formados por 4 crianças pareadas em relação ao gênero (um do gênero feminino e três do gênero masculino) e idade (entre sete e doze anos). A tarefa consistia em realizar um caminho em um labirinto, no menor tempo possível. O trabalho consistiu de duas fases, sendo inicialmente a fase de aquisição (AQ) e depois as transferências (Imediata-TI; Curto Prazo-TC e Longo Prazo-TL). Resultado: Verificou-se que não houve diferença estatisticamente significante entre a AQ e as transferências avaliadas com os valores a seguir: TI (z=-1,83 e p=0,07), TC (z=-1,83 e p=0,07) e a TL [GE(z=-1,83 e p=0,07) e GC (z=-1,46 e p=0,14)]. Conclusão: No processo de aprendizagem da tarefa de labirinto, analisando-se os resultados entre as fases de AQ e Transferência não se observou diferença, ou seja, os indivíduos com PC mostraram capacidade de aprendizagem preservada por meio da adaptação da tarefa, fato este que ocorreu de forma equivalente aos indivíduos sem paralisia cerebral
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano
- ISSN: 0104-1282
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 20, n. 2, p. 250-262, 2010
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: publisher-specific-oa
-
ABNT
MONTEIRO, Carlos Bandeira de Mello et al. Aprendizagem motora em crianças com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 20, n. 2, p. 250-262, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.7322/jhgd.19963. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Monteiro, C. B. de M., Jakabi, C. M., Palma, G. C. dos S., Torriani-Pasin, C., & Meira Júnior, C. de M. (2010). Aprendizagem motora em crianças com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 20( 2), 250-262. doi:10.7322/jhgd.19963 -
NLM
Monteiro CB de M, Jakabi CM, Palma GC dos S, Torriani-Pasin C, Meira Júnior C de M. Aprendizagem motora em crianças com paralisia cerebral [Internet]. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. 2010 ; 20( 2): 250-262.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.7322/jhgd.19963 -
Vancouver
Monteiro CB de M, Jakabi CM, Palma GC dos S, Torriani-Pasin C, Meira Júnior C de M. Aprendizagem motora em crianças com paralisia cerebral [Internet]. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. 2010 ; 20( 2): 250-262.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.7322/jhgd.19963 - Aprendizagem motora em crianças com paralisia cerebral: tarefa de labirinto no computador
- Aprendizagem motora: um elo entre deficiência e realidade virtual
- Comparison between the six-minute walk test and the six-minute step test in post stroke patients
- Habilidade funcional e assistência do cuidador na Síndrome de Rett
- Síndrome de Rett: histórico, expectativa de vida, genética e habilidades funcionais
- Could the profile of mood states predict performance in training and competition of professional goalball athletes?
- Quantification of functional abilities in Rett syndrome: a comparison between stages III and IV
- Verificação de antecipação ou atraso na realização de tarefa motora na paralisia cerebral
- Functional capacity and assistance from the caregiver during daily activities in Brazilian children with cerebral palsy
- Tarefa de timing coincidente em criança com paralisia cerebral
Informações sobre o DOI: 10.7322/jhgd.19963 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas