Exportar registro bibliográfico

Estudos fotoluminescentes em compostos e filmes finos transparentes de íons lantanídicos coordenados por um derivado carbazólico ou ß-dicetonas (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: MARTINS, RENATA FIGUEREDO - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 593
  • Assuntos: TERRAS RARAS; LUMINESCÊNCIA; ESPECTROSCOPIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O trabalho desenvolvido teve como interesse principal a preparação e a caracterização de derivados carbazólicos complexados a T’R POT 3+’ (TR = Eu, Gd, Tb) e a preparação de filmes híbridos orgânico-inorgânicos de zinco incorporados com terras raras (TR) e ligantes orgânicos que possam promover o efeito antena (aumento da luminescência devido à transferência de energia entre ligante e T’R POT 3+’). Filmes totalmente transparentes e luminescentes foram estudados. Os sóis precursores dos filmes foram produzidos via processo sol-gel. Acetato de zinco dihidratado e cloretos de TR obtidos a partir dos seus óxidos foram utilizados como precursores para a síntese dos sóis. Soluções etanólicas de ‘Zn POT.2+’ foram preparadas e com o intuito de obter o sol com tamanho uniforme um sistema de refluxo foi utilizado ate a dissolução total do acetato de zinco. Como o composto etóxido não e estável, ácido láctico foi adicionado para promover a estabilidade do sol formado. Os ligantes orgânicos beta-dicetonas (tenoiltrifluoroacetona e dibenzoilmetano) e o derivado carbazólico (ácido 4-(9H-carbazol-9-il)benzóico) foram utilizados como antenas. Os íons de TR que foram adicionados na preparação destes materiais foram o ‘Eu POT.3+’, ‘Tb POT.3+’ e ‘Gd POT.3+’. Os filmes foram obtidos por dip-coating e spin coating sob subtratos de vidro. Filmes de uma ou mais camadas tratados a diferentes temperaturas foram preparados para investigar as propriedades luminescentes do material. Os complexos de 4-(9H-carbazol-9-il)benzoato e T’R POT 3+’ foram caracterizados por Análise Elementar de Carbono, Hidrogênio e Nitrogênio (CHN), Análise Termogravimétrica (DTA - TGA), Espectroscopia de Fotoluminescência (PL), Medidas fotofísicas e Coordenadas de Cromaticidade. Os filmes foram caracterizados por Difratometria de Raios X (DRX), Espectroscopia de Fotoluminescência (PL),Espectroscopia na região do UV-Visível (UV-Vis), Medidas fotofísicas e Coordenadas de Cromaticidade, Microscopia Eletrônica de Varredura (FESEM) e Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.07.2010

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARTINS, Renata Figueredo. Estudos fotoluminescentes em compostos e filmes finos transparentes de íons lantanídicos coordenados por um derivado carbazólico ou ß-dicetonas. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2010. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Martins, R. F. (2010). Estudos fotoluminescentes em compostos e filmes finos transparentes de íons lantanídicos coordenados por um derivado carbazólico ou ß-dicetonas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Martins RF. Estudos fotoluminescentes em compostos e filmes finos transparentes de íons lantanídicos coordenados por um derivado carbazólico ou ß-dicetonas. 2010 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Martins RF. Estudos fotoluminescentes em compostos e filmes finos transparentes de íons lantanídicos coordenados por um derivado carbazólico ou ß-dicetonas. 2010 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024