Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança (2010)
- Authors:
- Autor USP: CONCEIçãO, MIRIAN RIBEIRO - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Subjects: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO; VULNERABILIDADE; LUDOTERAPIA; JOGOS (SIMBOLOGIA); TERAPIA OCUPACIONAL
- Language: Português
- Abstract: Este estudo nasce das inquietações da vivência prática das atividades lúdicas em um grupo de brincadeiras, desenvolvimento em uma região de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. Os questionamentos surgidos nesta atuação orientaram os objetivos desta dissertação. Para a construção do olhar sobre o desenvolvimento infantil em situações de vulnerabilidade foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de se entender: os processos históricos do cuidado oferecido às crianças; alguns dos elementos e características do processo maturacional e as possíveis influências do meio sobre a constituição do ser sob a ótica de Winnicott, Vygostsky e Piaget; o brincar como atividade primordial da infância e por fim os contextos vulneráveis e suas atuações dialéticas e cotidianas com as práticas humanas. Pautados nestas teorias, nos utilizando da metodologia qualitativa, foram observadas cinco crianças, criadas três categorias de análise a fim de se obter discussões mais consistentes, bem como o alcance dos objetivos do trabalho. Assim, neste estudo, pretendemos detectar, através das atividades lúdicas, fatores que possam influenciar o desenvolvimento saudável de crianças em situação de risco social, e entender de que forma o contexto, no qual os participantes estão inseridos, influencia este desenvolvimento. Especificamente, dentro das práticas lúdicas, facilitar o reconhecimento, nas brincadeiras, de como se expressam os conteúdos destes contextos e como estes podem ser trabalhados,a fim de se elaborar e/ou estimular elementos que influenciem o desenvolvimento infantil, para que a partir deste entendimento possamos nortear e facilitar propostas de intervenções de profissionais nas áreas sócias, saúde e educação, que utilizem como recurso as atividades lúdicas junto às crianças em situações de risco social
- Imprenta:
- Data da defesa: 28.04.2010
-
ABNT
CONCEIÇÃO, Mirian Ribeiro. Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-123155/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Conceição, M. R. (2010). Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-123155/ -
NLM
Conceição MR. Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança [Internet]. 2010 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-123155/ -
Vancouver
Conceição MR. Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança [Internet]. 2010 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-123155/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas