Exportar registro bibliográfico

Caminhar, aprender, criar: o quadro de apoio das escolas (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: LACERDA, SANDRA DA COSTA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDA
  • Assuntos: COTIDIANO ESCOLAR; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ARQUÉTIPOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Considerando que, além dos professores e da equipe gestora, atuam nas escolas os profissionais do quadro de apoio e que pouco foi investigado nos meios acadêmicos sobre quem são, suas influências nas relações intersubjetivas que se estabelecem no grupo-escola (funcionários, alunos, docentes e equipes gestoras), delineou-se o objetivo dessa pesquisa, que é o de melhor apreender quem são esses sujeitos, como pensam, sentem e agem no cotidiano das escolas, bem como suas histórias, experiências, práticas, percurso ou o que se denominou jornadas arquetípicas, as quais favorecem a busca de um maior conhecimento acerca deles mesmos, seus avanços, limites e possibilidades. Para este fim, uma abordagem fenomenológica-compreensiva foi definida como metodologia, visando a investigar, por exemplo, as questões que mobilizaram o pessoal do quadro e influenciaram seus modos de ser, pensar, agir e sentir, a partir da participação, durante cinco anos, no Projeto Inter- Escolas de Formação dos Educadores. Análise para a qual foram imprescindíveis as contribuições de Gilbert Durand, Cornelius Castoriadis, Edgar Morin, Michel Mafesolli, Joseph Campbell, Paula Carvalho e Carol Pearson, entre outros. Esse trabalho foi organizado em três capítulos, sendo o primeiro dedicado à introdução, ao referencial teórico e à metodologia; o segundo, ao desenvolvimento do Projeto Inter-Escolas de Formação dos Educadores e no qual os agentes escolares, vigias e auxiliares técnicos de educação participaram; e oterceiro, que conta com relatos e histórias de alguns desses profissionais e suas respectivas jornadas. Temos, finalmente, algumas considerações acerca de quem são esses sujeitos, suas histórias e os caminhos percorridos na direção de si mesmos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.03.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LACERDA, Sandra da Costa. Caminhar, aprender, criar: o quadro de apoio das escolas. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082010-102640/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Lacerda, S. da C. (2010). Caminhar, aprender, criar: o quadro de apoio das escolas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082010-102640/
    • NLM

      Lacerda S da C. Caminhar, aprender, criar: o quadro de apoio das escolas [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082010-102640/
    • Vancouver

      Lacerda S da C. Caminhar, aprender, criar: o quadro de apoio das escolas [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082010-102640/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024