Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância: validação de uma escala (2009)
- Autores:
- Autor USP: ZERBINI, THAÍS - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- DOI: 10.12957/epp.2009.9114
- Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (AVALIAÇÃO); DESEMPENHO DO PROFESSOR
- Idioma: Português
- Resumo: Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento de Reação ao Desempenho do Tutor. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado. Os itens do instrumento estão associados uma escala do tipo Likert, de 11 pontos (0 - Nunca e 10 - Sempre), que mede a freqüência com que o tutor utiliza os comportamentos descritos ao longo do curso. Foram realizadas análises de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). A escala apresentou estrutura unifatorial: Desempenho do Tutor, com 27 itens, ‘alfa’=0,98, e cargas fatoriais variando de 0,69 e 0,88. Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável
- Imprenta:
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2009
- Fonte:
- Título do periódico: Estudos e Pesquisas em Psicologia
- ISSN: 1808-4281
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 2, p. 447-463, 2009
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
ZERBINI, Thaís e ABBAD, Gardênia. Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância: validação de uma escala. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 9, n. 2, p. 447-463, 2009Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.12957/epp.2009.9114. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Zerbini, T., & Abbad, G. (2009). Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância: validação de uma escala. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 9( 2), 447-463. doi:10.12957/epp.2009.9114 -
NLM
Zerbini T, Abbad G. Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância: validação de uma escala [Internet]. Estudos e Pesquisas em Psicologia. 2009 ; 9( 2): 447-463.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.12957/epp.2009.9114 -
Vancouver
Zerbini T, Abbad G. Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância: validação de uma escala [Internet]. Estudos e Pesquisas em Psicologia. 2009 ; 9( 2): 447-463.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.12957/epp.2009.9114 - Treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas: trilhas de aprendizagem nas organizações
- Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala
- Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura
- Fundamentos teóricos e metodológicos em análise de instrumentos
- Construção de uma escala de autoeficácia em ações educacionais ofertadas a distância
- Resenha: Treinamento, desenvolvimento e educação: tendências no estilo de gestão das organizações
- Avaliação e efetividade de ações educacionais ofertadas a distância: importância, resultados de pesquisa e tendências
- Curso: avaliação psicológica na área de psicologia organizacional
- Qualificação profissional a distância: ambiente de estudo e procedimentos de interação-validação de uma escala
- Manual de treinamento organizacional
Informações sobre o DOI: 10.12957/epp.2009.9114 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas