Educação não formal no processo de ensino e difusão da astronomia: ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos (2010)
- Authors:
- Autor USP: ALVES, MILTON THIAGO SCHIVANI - ENSCIENC
- Unidade: ENSCIENC
- Subjects: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); ASTRONOMIA (ESTUDO E ENSINO); EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
- Language: Português
- Abstract: Discute-se no presente trabalho questões referentes ao processo de ensino e difusão da astronomia desenvolvida por clubes, grupos e associações de astrônomos amadores, bem como as implicações desse processo e o papel desses espaços nesse contexto educacional. É reconhecido que a astronomia possui rico potencial mobilizador, envolvendo as pessoas em diferentes atividades observacionais, de contemplação, redescobertas e questionamentos. Entretanto, especialmente na contemporânea cultura humana, percebe-se que o espaço acima de nossas cabeças tem sido muitas vezes ignorado. Dito isso, efetuamos estudo para analisar o quanto os referidos ambientes podem auxiliar para sanar, ao menos em parte, as deficiências identificadas e assim explorar o potencial que esse saber apresenta. Nosso estudo focou-se nas ações promovidas pelo Clube de Astronomia de São Paulo (CASP), Grupo de Astronomia Sputnik e pela Associação Norte Rio-grandense de Astronomia (ANRA). A discussão e análises dos dados obtidos foram desenvolvidas tomando como principal base uma perspectiva Freiriana de educação. Nessa perspectiva, dentre outras vertentes, os resultados apontam ser possível estimular e motivar o diálogo e enriquecer a curiosidade ingênua, tornando-a mais crítica, epistemológico, e avançar no rompimento com a Educação Bancária, bem como auxiliar na busca por uma formação permanente e educação continuada. Nesse trabalho, também foi possível explorar e compreender melhor os limites e demarcações entre as diferentes modalidades de ensino formal, não formal e informal. Espera-se com o presente estudo dar bons indícios para nortear passos que visam contribuir com alternativas para melhorar o ensino e a difusão da astronomia tão deficiente em nosso país e, acima de tudo, possibilitar que pessoas (re)descubram o universo ao seu redor
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.06.2010
-
ABNT
SCHIVANI, Milton. Educação não formal no processo de ensino e difusão da astronomia: ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27092010-095727/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Schivani, M. (2010). Educação não formal no processo de ensino e difusão da astronomia: ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27092010-095727/ -
NLM
Schivani M. Educação não formal no processo de ensino e difusão da astronomia: ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27092010-095727/ -
Vancouver
Schivani M. Educação não formal no processo de ensino e difusão da astronomia: ações e papéis dos clubes e associações de astrônomos [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27092010-095727/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas