Exportar registro bibliográfico

Avaliação da distribuição de pólos geomagnéticos virtuais para um campo não exclusivamente dipolar / (2008)

  • Authors:
  • Autor USP: FRIGO, ÉVERTON - IAG
  • Unidade: IAG
  • Sigla do Departamento: AGG
  • Subjects: GEOMAGNETISMO; PALEOMAGNETISMO; DISTRIBUIÇÕES (PROBABILIDADE)
  • Language: Português
  • Abstract: As variações de longo período do campo magnético são estudadas através de dados provenientes do registro do campo antigo nas rochas. A direção de magnetização obtida de um certo nível estratigráfico, ou de um derrame de lava, corresponde a um instante no tempo geológico e marca a posição que o pólo magnético da Terra ocupava no momento de formação da rocha em consideração. Essa direção é transformada num pólo geomagnético virtual (PGV) e uma sucessão de eventos geológicos deve fornecer uma série de PGVs que descrevem a trajetória do pólo magnético terrestre durante o intervalo de tempo correspondente. Este trabalho visa avaliar a distribuição de dados paleomagnéticos para um campo não exclusivamente dipolar, usando-se dados obtidos de sucessões de derrames de lava e de intrusões ígneas. São abordados dois pontos principais: (1) a forma da distribuição dos dados e seus parâmetros estatísticos no caso de haver controle cronológico dos eventos geomagnéticos registrados e no caso de controle ausente; (2) possíveis efeitos de componentes não polares do campo geomagnético sobre as distribuições de direções e de pólos geomagnéticos virtuais. Os dados paleomagnéticos utilizados foram obtidos em seções geológicas da Formação Serra Geral provenientes das partes sul (idades de ~133 Ma,) e das partes central e norte (idades de ~132 Ma), da Bacia do Paraná. Os dados geomagnéticos utilizados foram obtidos a partir do modelo IGRF 2005. Além disso, foram utilizados dados sintéticos calculados a partir do modelo do dipolo geocêntrico axial. Os valores da dispersão angular dos dados paleomagnéticos são, em geral, menores que aqueles previstos em modelos de variação paleossecular (modelo G) para o intervalo de 110-195 Ma e, embora tambem menores, aproximam-se mais dos valores previstos no modelo para o intervalo 0-5 Ma. Conclui-se que, em geral, quando os dados apresentam distribuições(Continuação)(Continua) não-fisherianas o que pode justificar a discrepância entre os valores encontrados e aqueles previstos no modelo. Os dados não transicionais, em seções com bom controle cronológico, concentram-se em três bandas de longitude: 60-90°E, 120-150°E e 240-270°E, sendo que a segunda concorda com uma das bandas preferenciais de longitude sugeridas na literatura para PGVs transicionais dos últimos 12Ma. As distribuições dos conjuntos de PGVs não transicionais, que apresentam bandas preferenciais de longitude, são do tipo não fisherianas, sendo as demais fisherianas. Os resultados obtidos a partir dos dados geomagnéticos indicam que, quanto maior a presença de componentes não dipolares do campo, maior serão as distorções produzidas nas distribuições de direções e de PGVs. Se uma anomalia de campo não dipolar afetar uma região por um período suficientemente longo para haver registro paleomagnético de todo, ou parte, do ciclo de variação secular, haverá distorções significativas no conjunto de dados resultante.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.04.2008

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FRIGO, Everton. Avaliação da distribuição de pólos geomagnéticos virtuais para um campo não exclusivamente dipolar /. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Frigo, E. (2008). Avaliação da distribuição de pólos geomagnéticos virtuais para um campo não exclusivamente dipolar / (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo,.
    • NLM

      Frigo E. Avaliação da distribuição de pólos geomagnéticos virtuais para um campo não exclusivamente dipolar /. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Frigo E. Avaliação da distribuição de pólos geomagnéticos virtuais para um campo não exclusivamente dipolar /. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024