A paisagem e os trilhos no oeste paulista: o caso de Presidente Prudente (2010)
- Autores:
- Autor USP: ARAKAKI, ELIZABETH MIE - FAU
- Unidade: FAU
- Sigla do Departamento: AUP
- Assuntos: FERROVIAS; PAISAGEM; PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO
- Idioma: Português
- Resumo: No processo de ocupação do oeste do Estado de São Paulo, a expansão dos trilhos foi o fator determinante para a formação da rede de cidades na região. No caso do extremo oeste, na chamada Alta Sorocabana, em meio à política de valorização do café, a expansão ferroviária precedeu a chegada da cultura cafeeira. O presente estudo analisa o caso de cidade de Presidente Prudente, capital da Alta Sorocabana, tendo em vista analisar os reflexos da expansão dos trilhos na formação do núcleo urbano e em que medida, ainda poderia estar presente na atual paisagem. Este trabalho pretende demonstrar que para o entendimento do patrimônio cultural de um lugar é preciso atentar para as implicações sociais, econômicas e políticas. Buscando compreender as questões de similaridade e diferenciação dos processos históricos, a a atuação dos seus atores. O objetivo desse trabalho é ampliar a discussão sobre ferrovias e as cidades paulistas, a partir do entendimento das especificidades locais, tendo em vista contribuir para um melhor entendimento do significado desse patrimônio.
- Imprenta:
- Data da defesa: 09.06.2010
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ABNT
ARAKAKI, Elizabeth Mie. A paisagem e os trilhos no oeste paulista: o caso de Presidente Prudente. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Arakaki, E. M. (2010). A paisagem e os trilhos no oeste paulista: o caso de Presidente Prudente (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Arakaki EM. A paisagem e os trilhos no oeste paulista: o caso de Presidente Prudente. 2010 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Arakaki EM. A paisagem e os trilhos no oeste paulista: o caso de Presidente Prudente. 2010 ;[citado 2024 mar. 29 ]
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