Exportar registro bibliográfico

Formar e formar-se no berçário: um projeto de desenvolvimento profissional no contexto de um centro de educação infantil (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: CALLIL, MARIA ROSÁRIA SILVA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: CRECHES; ORGANIZAÇÃO ESPACIAL; MEDIAÇÃO CULTURAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PESQUISA-AÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este estudo buscou investigar as possibilidades de promover mudanças nas práticas educativas de professoras de berçário de um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, através de um processo de formação em contexto centrado na escola. A identidade do professor de educação infantil vem se construindo gradativamente à medida que também se reconstrói a identidade das instituições do tipo creche. Apesar de as ações pedagógicas nos Centros de Educação Infantil virem se ressignificando, ainda se observam posturas descontextualizadas, provavelmente em função de concepções e representações sedimentadas de infância e educação de crianças pequenas. De um modo geral, ainda não se constata uma prática que privilegie, de fato, a cultura infantil e que rompa totalmente com uma educação construída sob os moldes da cultura dos adultos. À luz das teorias de Vygotsky e Bruner e das formulações de Oliveira-Formosinho sobre formação em contexto de profissionais da educação infantil, a pesquisa envolveu um estudo de caso inspirado nos preceitos metodológicos da investigação-ação constando de um projeto de desenvolvimento profissional mediante uma parceria entre a pesquisadora, também diretora da unidade educacional, a coordenadora pedagógica e quatro professoras. O processo formativo, pautado em registros videográficos, promoveu revisões da ação docente e desencadeou reflexões sobre a constituição e organização do espaço de berçário, as diversas relaçõesque nele acontecem e as mediações realizadas pelas educadoras envolvidas. Através da busca conjunta de soluções de problemas, não delimitados de antemão, foram emergindo novas concepções sobre a prática educativa e mudanças no teor das reflexões. A análise dos dados revelou que a formação em contexto, apesar de constituir-se em processo não linear, complexo e lento, pode revelar um tipo de formação eficiente para a promoção de conhecimentos e melhoria da prática, à medida que possibilita a reconfiguração do sentido e a ampliação do envolvimento e da responsabilidade dos participantes
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 03.05.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CALLIL, Maria Rosária Silva. Formar e formar-se no berçário: um projeto de desenvolvimento profissional no contexto de um centro de educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23062010-110636/. Acesso em: 25 abr. 2024.
    • APA

      Callil, M. R. S. (2010). Formar e formar-se no berçário: um projeto de desenvolvimento profissional no contexto de um centro de educação infantil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23062010-110636/
    • NLM

      Callil MRS. Formar e formar-se no berçário: um projeto de desenvolvimento profissional no contexto de um centro de educação infantil [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23062010-110636/
    • Vancouver

      Callil MRS. Formar e formar-se no berçário: um projeto de desenvolvimento profissional no contexto de um centro de educação infantil [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23062010-110636/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024