Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students (2010)
- Authors:
- Autor USP: MENDES, MARIA MANUELA RINO - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/s0104-11692010000100017
- Subjects: ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
- Language: Inglês
- Abstract: Objetivou-se identificar a percepção dos estudantes do bacharelado na EERP/USP, sobre o processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas Seminário Integrado: Processo Saúde-Doença/Cuidado na Política e Organização dos Serviços de Saúde, do primeiro ano, em 2005 e 2006, e Integralidade no Cuidado em Saúde I e II, do segundo ano, em 2006, cuja proposta era adotar metodologia ativa e currículo integrado, orientado por competência. Utilizou-se, na coleta de dados, avaliações escritas instituídas, realizadas por 62 estudantes ao final dessas disciplinas, focalizando sua pertinência, desenvolvimento de desempenhos, estrutura e dinâmica pedagógica, organização e cenários. Da análise temática realizada sobre essas avaliações, evidenciou-se que os estudantes gostam das disciplinas, destacaram o papel do professor/facilitador nos momentos do ciclo pedagógico e sua aprendizagem, registrados em portfolio. Valorizaram a experiência em cenário da Atenção Básica à Saúde, baseada na interlocução teórica à prática profissional e aproximação dos pressupostos do SUS, desde o princípio do cursoSe tuvo por objetivo identificar la percepción de los estudiantes de bachillerato en la EERP/USP, sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje, en las disciplinas Seminario Integrado: Proceso Salud-Enfermedad/Cuidado en la Política y Organización de los Servicios de Salud, del primer año, en 2005 y 2006, e Integralidad en el Cuidado en Salud I y II, del segundo año, en 2006, cuya propuesta era adoptar metodología activa y currículo integrado, orientado por competencia. Se utilizó, en la recolección de datos, evaluaciones escritas instituidas, realizadas por 62 estudiantes al final de esas disciplinas, focalizando su pertinencia, desarrollo de desempeños, estructura y dinámica pedagógica, organización y escenarios. Del análisis temático realizado sobre esas evaluaciones, se evidenció el gusto de los estudiantes por esas disciplinas, ellos destacaron el papel del profesor/facilitador en los momentos del ciclo pedagógico y su aprendizaje, registrados en portfolio. Valorizaron la experiencia en el escenario de la Atención Básica a la Salud, basada en la interlocución - de la teoría a la práctica profesional y en la aproximación a las proposiciones del SUS, desde el comienzo del curso
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2010
- Source:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 18, n. 1, p. 109-115, 2010
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
PARANHOS, Vania Daniele e MENDES, Maria Manuela Rino. Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 109-115, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-11692010000100017. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Paranhos, V. D., & Mendes, M. M. R. (2010). Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 18( 1), 109-115. doi:10.1590/s0104-11692010000100017 -
NLM
Paranhos VD, Mendes MMR. Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2010 ; 18( 1): 109-115.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692010000100017 -
Vancouver
Paranhos VD, Mendes MMR. Competency-based curriculum and active methodology: perceptions of nursing students [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2010 ; 18( 1): 109-115.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692010000100017 - Enfermagem gerontologica e geriatrica: do estado da arte no brasil a uma proposta para o ensino de graduacao
- Cuidado básico em instituições residenciais de idosos e prevalência de úlceras por pressão
- Comunicação na velhice: subsídio da literatura para enfermagem
- Formação dos auxiliares de enfermagem para cuidar de idosos nos cursos profissionalizantes de Belo Horizonte - MG
- Percepções da enfermagem sobre reinternações e alta hospitalar de idosos: resultados preliminares na análise de conteúdo
- Asilamento de idosos e a problematica individual, familiar e politico-social
- Observação participante no cotidiano de idosos em instituição residencial: vivência e questões
- Procura de abrigos residenciais por idosos-: dificuldades individuais, familiares e socioeconômicas
- Hemeroteca sobre a velhice: instrumento pedagógico para a formação em gerontologia
- Caracterização dos abrigos filantrópicos da cidade de Ribeirão Preto e morbidades prevalentes entre idosos residentes
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-11692010000100017 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
001818420.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas