Exportar registro bibliográfico

Estudo comparativo de duas abordagens pedagógicas no ensino da disciplina de Prótese em graduação de Odontologia (1993)

  • Autores:
  • Autor USP: RUELA, RONALDO DE SOUSA - FORP
  • Unidade: FORP
  • Sigla do Departamento: 805
  • Assuntos: ODONTOLOGIA; ENSINO SUPERIOR; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente estudo objetivou observar a eficiência de uma abordagem problematizadora no ensino de prótese em graduação de Odontologia, comparada com a abordagem tradicional. Foi realizada com o grupo de alunos matriculados no segundo ano do curso de graduação em Odontologia. Esta série, constituída de 104 alunos, foi dividida ao acaso em grupos A e B, sendo que para cada um destes grupos utilizou-se de uma abordagem diferente no processo pedagógico. O estudo ocorreu na disciplina de Prótese I, cujo conteúdo programático é: Oclusão básica e preparos com finalidade profética. Em cada um dos semestres do ano letivo de 1992, os grupos foram trabalhados com as abordagens pedagógicas referidas, invertendo-se as turmas ao final do primeiro semestre. Para um dos grupos, a disciplina foi ministrada da forma tradicional, ou seja aulas expositivas (geralmente com auxilio de dispositivos), seguidas de aulas práticas laboratoriais e indicação de bibliografia para estudo e consulta. Este tipo de abordagem, BORDENAVE (1991) chama de educação "bancária". Para o outro grupo, a disciplina foi ministrada dentro de uma abordagem sócio - cultural e este tipo de abordagem, segundo BORDENAVE (1991) se intitula educação "problematizadora".Ao final desta observação, os alunos de ambos os grupos têm apresentado um nível elevado de satisfação, sendo que os resultados, obtidas em termos de ensino - aprendizagem, com o grupo submetido à abordagem problematizadora, demonstram uma aprendizagemsuperior à do grupo que se utilizou do método tradicional de ensino
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.07.1993

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RUELA, Ronaldo de Sousa. Estudo comparativo de duas abordagens pedagógicas no ensino da disciplina de Prótese em graduação de Odontologia. 1993. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1993. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Ruela, R. de S. (1993). Estudo comparativo de duas abordagens pedagógicas no ensino da disciplina de Prótese em graduação de Odontologia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Ruela R de S. Estudo comparativo de duas abordagens pedagógicas no ensino da disciplina de Prótese em graduação de Odontologia. 1993 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Ruela R de S. Estudo comparativo de duas abordagens pedagógicas no ensino da disciplina de Prótese em graduação de Odontologia. 1993 ;[citado 2024 abr. 16 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024