Exportar registro bibliográfico

A produção do espaço como mercadoria: novos eixos da valorização imobiliária em Porto Alegre/RS (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: SANFELICI, DANIEL DE MELLO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Assuntos: ESPAÇO URBANO (ASPECTOS ECONÔMICOS); MERCADORIA; NEOLIBERALISMO; ÁREAS CENTRAIS (ANÁLISE)
  • Idioma: Português
  • Resumo: A pesquisa aqui desenvolvida visou elucidar os nexos que definem a produção do espaço da metrópole de Porto Alegre no período atual, sobretudo nos últimos 15 anos. O trabalho inicialmente estabelece os fundamentos teóricos para compreender o movimento que transforma o espaço urbano em mercadoria, para em seguida identificar como esse processo se desenvolve, em Porto Alegre, definindo centralidades de valorização no espaço urbano, para cuja efetivação as estratégias das empresas do setor imobiliário são primordiais. Com isso em vista, o trabalho utilizou o conceito de fronteira urbana para aprimorar o entendimento das estratégias de valorização do espaço, verificando como esse processo se consumou no empreendimento Jardim Europa, localizado no setor leste da cidade de Porto Alegre. Colocou-se em evidência o fato de que as empresas do setor imobiliário esforçam-se constantemente por integrar áreas menos valorizadas à esfera de circulação de seu capital, com o intuito de obter sobrelucros de incorporação. Para atrair segmentos das classes média e alta para áreas menos valorizadas da cidade, as empresas lançam mão de publicidade maciça, vendendo signos do bem-estar e da harmonia com a natureza, bem como procuram apoiar-se no Estado, que frequentemente respalda suas iniciativas. O resultado é a permanente remodelação do espaço urbano sob a égide da acumulação de capital, o que conduz à reiteração das distâncias sociais e espaciais entre os centros valorizados e as vastas periferias urbanas características do capitalismo brasileiro
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.05.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANFELICI, Daniel de Mello. A produção do espaço como mercadoria: novos eixos da valorização imobiliária em Porto Alegre/RS. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19022010-121037/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Sanfelici, D. de M. (2009). A produção do espaço como mercadoria: novos eixos da valorização imobiliária em Porto Alegre/RS (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19022010-121037/
    • NLM

      Sanfelici D de M. A produção do espaço como mercadoria: novos eixos da valorização imobiliária em Porto Alegre/RS [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19022010-121037/
    • Vancouver

      Sanfelici D de M. A produção do espaço como mercadoria: novos eixos da valorização imobiliária em Porto Alegre/RS [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19022010-121037/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024