ELF – Early Listening Function: análise de resultados em crianças deficientes auditivas (2009)
- Authors:
- USP affiliated authors: BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB ; MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: PERDA AUDITIVA; AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA; DEFICIENTE AUDITIVO; CRIANÇAS
- Language: Português
- Abstract: 1.Objetivos O foco primário de um programa de intervenção precoce na deficiência auditiva é dar suporte e encorajar os familiares na estruturação do processo de comunicação dos bebês com deficiência auditiva. O envolvimento dos pais na investigação da função auditiva colabora no processo de elaboração e aceitação da deficiência auditiva. O instrumento ELF – Early Listening Function, foi desenvolvido especificamente para ser aplicado em casa pelos pais, a fim de avaliar as primeiras habilidades auditivas apresentadas pela criança. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo aplicar o questionário ELF Brasileiro, inicialmente traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa, e aplicado em crianças com audição normal; em crianças deficientes auditivas, a fim de investigar a reprodutibilidade do questionário e seu impacto no processo diagnóstico e reabilitação da criança deficiente auditiva. 2.Material e Métodos O questionário ELF Brasileiro foi utilizado para avaliar, individualmente, a capacidade auditiva no silêncio e no ruído das crianças, em diferentes distâncias, em 12 situações de detecção auditiva, pelos pais. Foram avaliadas 15 crianças entre 0 e 3 anos com deficiência auditiva neurossensorial profunda. 3.Resultados e Conclusão O ELF Brasileiro pode ser considerado um instrumento confiável para verificação e acompanhamento das etapas iniciais do comportamento auditivo. São sugeridas novas investigações com o ELF brasileiro com crianças com diferentes graus de perda auditiva
- Imprenta:
- Publisher: Universidade de São Paulo
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2009
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP
-
ABNT
OSHIMA, Marluci et al. ELF – Early Listening Function: análise de resultados em crianças deficientes auditivas. 2009, Anais.. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Oshima, M., Jacob, R. T. S., Moret, A. L. M., & Bevilacqua, M. C. (2009). ELF – Early Listening Function: análise de resultados em crianças deficientes auditivas. In Resumos. São Paulo: Universidade de São Paulo. -
NLM
Oshima M, Jacob RTS, Moret ALM, Bevilacqua MC. ELF – Early Listening Function: análise de resultados em crianças deficientes auditivas. Resumos. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Oshima M, Jacob RTS, Moret ALM, Bevilacqua MC. ELF – Early Listening Function: análise de resultados em crianças deficientes auditivas. Resumos. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] - Reabilitação e implante coclear
- Aplicação da escala de integração auditiva significativa (mais) em crianças usuárias de implante coclear multicanal e crianças usuárias de AASI
- Orientação e aconselhamento familiar na terapia fonoaudiológica da criança com necessidades especiais
- Tradução e adaptação cultural do questionário FM Listening Evaluation for Children para a língua portuguesa
- Inventário MacArthur de desenvolvimento comunicativo: aplicação em crianças deficientes auditivas
- Acompanhamento de crianças usuárias em implante coclear: uma abordagem biopsicossocial
- Conhecimento das famílias quanto à deficiência auditiva:: experiência de um curso para pais
- A impotância da avaliação comportamental em caso de mudanças nas respostas elétricas do tronco encefálico
- Abordagem aurioral para crianças usuárias de implante coclear
- Qualidade de vida em adultos com deficiência auditiva pós-lingual usuários de implante coclear
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas