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Programa de Habilidades Sociais Educativas: impacto sobre o repertório de professores e de alunos com necessidades educacionais especiais (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: ROSIN PINOLA, ANDRÉA REGINA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; HABILIDADES SOCIAIS; INCLUSÃO SOCIAL; EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: A inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino regular vem aumentando nos últimos anos, tendo em vista as políticas que afirmam o direito de acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular. As políticas, além de garantirem este direito, reforçam em seus textos a necessidade do professor desenvolver determinadas habilidades e competências para atuar com qualidade no processo educacional. Estudos e revisões de literatura, principalmente da área das Habilidades Sociais, propõem as chamadas habilidades sociais educativas (ações do educador que promovem desenvolvimento e aprendizagem do educando) como essenciais no repertório social de qualquer educador. Apesar da literatura e dos parâmetros curriculares nacionais afirmarem a necessidade dessas habilidades no repertório social do professor, não se tem estudos avaliando o repertório social dos professores e verificando os efeitos de seu aprimoramento sobre o repertório social e acadêmico do aluno em contexto de inclusão escolar. O objetivo deste estudo foi descrever e avaliar o impacto de um programa de promoção de habilidades sociais educativas (PHSE), na forma de assessoria em serviço, junto a três díades professora-aluno com necessidades educacionais especiais incluídos em classe regular. Para a avaliação do repertório das professoras foram utilizadas filmagens e diário de campo; o repertório dos alunos foi avaliado por meio do Sistema de Avaliação do Repertório Social (SSRS- BR) e da análise das filmagens e produtos acadêmicos. O programa teve duração de sete meses, com 20 encontros de uma hora e meia cada. Os dados foram analisados quantitativa (especialmente o Método JT para identificar mudanças estatisticamente confiáveis e clinicamente significativas) e qualitativamente evidenciaramefeitos diretos em termos da consecução dos objetivos do PHSE, com aquisição, aperfeiçoamento e melhor funcionalidade do repertório de habilidades sociais educativas das professoras e impacto indireto sobre o repertório dos alunos em termos de mudanças positivas e clinicamente relevantes na ampliação de habilidades sociais e redução de problemas de comportamento. A avaliação de processo e da validade social mostrou que a parceria entre o professor de educação especial e o da classe regular pode e deve ser ampliada no sentido de favorecer mudanças tanto no repertório social dos professores de classes regulares quanto nas condições de ensino. Discute-se a importância desses resultados para o processo de inclusão, questões metodológicas e práticas ligadas à formação inicial e em serviço dos professores do ensino regular diante do desafio da inclusão escolar e as possibilidades e limites da assessoria colaborativa
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.12.2009

  • Como citar
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    • ABNT

      ROSIN PINOLA, Andréa Regina. Programa de Habilidades Sociais Educativas: impacto sobre o repertório de professores e de alunos com necessidades educacionais especiais. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. . Acesso em: 25 abr. 2024.
    • APA

      Rosin Pinola, A. R. (2009). Programa de Habilidades Sociais Educativas: impacto sobre o repertório de professores e de alunos com necessidades educacionais especiais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Rosin Pinola AR. Programa de Habilidades Sociais Educativas: impacto sobre o repertório de professores e de alunos com necessidades educacionais especiais. 2009 ;[citado 2024 abr. 25 ]
    • Vancouver

      Rosin Pinola AR. Programa de Habilidades Sociais Educativas: impacto sobre o repertório de professores e de alunos com necessidades educacionais especiais. 2009 ;[citado 2024 abr. 25 ]

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