Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio (2009)
- Autores:
- Autor USP: SILVARES, EDWIGES FERREIRA DE MATTOS - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/s0102-79722009000300002
- Assuntos: IDENTIDADE; ADOLESCENTES; ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
- Idioma: Português
- Resumo: Identidade é composta pelos valores, crenças e metas com que um indivíduo está comprometido. Existem quatro estados de identidade: difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida, identificados de acordo com a presença de exploração das alternativas e com a intensidade dos compromissos. Este trabalho verificou os estados de identidade em que se encontravam 753 adolescentes de 15 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo que responderam ao EOMEIS 2, uma escala tipo Likert que avalia os estados de identidade. A maioria dos adolescentes encontrava-se em moratória. Verificou-se uma associação positiva entre o sexo feminino e os estados de moratória e identidade estabelecida; entre a primeira série do Ensino Médio e o estado de pré-fechamento
- Imprenta:
- Local: Porto Alegre
- Data de publicação: 2009
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia: Reflex o e Cr tica
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 22, n. 3, p. 334-343, 2009
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena e AZNAR-FARIAS, Maria e SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio. Psicologia: Reflex o e Cr tica, v. 22, n. 3, p. 334-343, 2009Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-79722009000300002. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Schoen-Ferreira, T. H., Aznar-Farias, M., & Silvares, E. F. de M. (2009). Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio. Psicologia: Reflex o e Cr tica, 22( 3), 334-343. doi:10.1590/s0102-79722009000300002 -
NLM
Schoen-Ferreira TH, Aznar-Farias M, Silvares EF de M. Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio [Internet]. Psicologia: Reflex o e Cr tica. 2009 ; 22( 3): 334-343.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-79722009000300002 -
Vancouver
Schoen-Ferreira TH, Aznar-Farias M, Silvares EF de M. Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio [Internet]. Psicologia: Reflex o e Cr tica. 2009 ; 22( 3): 334-343.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-79722009000300002 - Terapia comportamental para enurese noturna com uso do aparelho de alarme para urina: diferenças e similaridades no tratamento de crianças e adolescentes
- Modelos de orientação a pais de crianças com queixas diversificadas
- Esta obra foi idealizada...[Apresentação]
- Auto-avaliação de problemas de comportamento internacionalizante por adolescentes do sexo feminino de uma classe de elevada adversidade familiar: uma análise intragrupo
- Avaliação do comportamento infantil: dados da aplicação do CBCL na versão tradiiconal e na versão pictográfica ( formato com desenhos ilustrativos)
- Enurese noturna infantil. Tratamento comportamental com aparelho de alarme e seguimento como controle de recaída: estudo de caso
- A elaboração e aplicação dos instrumentos para treinamento de pais e a diversidade cultural
- Uma convivência possível
- Grupo de espera recreativo em uma sucursal da clínica-escola do IPUSP
- Separação conjugal: intervenção em grupo sobre os comportamentos de pais e filhos
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0102-79722009000300002 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas