Exportar registro bibliográfico

Os sentidos da avaliação do desempenho do estudante em um currículo por competência (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: BRACCIALLI, LUZMARINA APARECIDA DORETTO - EE
  • Unidade: EE
  • Sigla do Departamento: ENS
  • Assuntos: COMPETÊNCIA PROFISSIONAL (EDUCAÇÃO); AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); EDUCAÇÃO MÉDICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O propósito deste trabalho foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem do estudante em um currículo integrado, orientado por competência, nos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Essa análise incide particularmente sobre o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), em que a avaliação do desempenho do estudante recai sobre aspectos cognitivos, habilidades e atitudes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com os objetivos de descrever o processo avaliativo do EAPP na área do cuidado individual nas diferentes séries dos Cursos de Enfermagem e Medicina da FAMEMA; analisar a avaliação do desempenho do estudante, cotejando-a com o currículo prescrito e o apresentado aos professores e analisar as tendências convergentes e divergentes em relação aos sentidos do processo avaliativo encontrados no currículo prescrito, no currículo apresentado apresentados aos professores e nos currículos moldado e em ação pelos professores. Foram analisados 694 registros dos formatos de avaliação dos Cursos de Enfermagem e Medicina e realizadas 16 observações dos EAPPs, filmadas e transcritas. Procedeu-se ainda à análise documental dos projetos e manuais da FAMEMA, que foram submetidos ao Método de Interpretação dos Sentidos, que se baseia em princípios hermenêutico-dialéticos. O EAPP revelou-se uma estratégia que reforça a potencialidade da avaliação. Entretanto, exige de professores e estudantes um movimento deruptura com o paradigma de origem no que toca a avaliação. Pôde-se constatar ainda a presença de diferentes concepções de avaliação, desde a mais tradicional, até a mais crítica, reflexiva, negociada, comprometida com a aprendizagem e com a prática profissional. A avaliação expressa no EAPP que a avaliação vivida nem sempre é a expressão daquela proposta no currículo prescrito e no apresentado aos professores: ) ora apresenta-se vinculada ao referencial condutivista, ora ao construtivista de competência. Constatou-se, portanto, a necessidade de construir uma reflexão coletiva sobre as práticas pedagógicas, em especial as práticas de avaliação, por meio de um processo de sucessivas aproximações, que permita à comunidade acadêmica da FAMEMA reconstruir e repensar as formas de organização do trabalho docente, com ênfase no processo avaliativo. Para isso, será necessário promover uma aliança de fato entre os Cursos de Enfermagem e Medicina em que os Projetos Político-Pedagógicos dos cursos expressem o referencial de educação e de avaliação dialógica adotados. Será necessário ainda promover a reconstrução dos formatos de avaliação do desempenho do estudante e a ação do professor no EAPP
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.12.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto. Os sentidos da avaliação do desempenho do estudante em um currículo por competência. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-11012010-125546/. Acesso em: 05 maio 2024.
    • APA

      Braccialli, L. A. D. (2009). Os sentidos da avaliação do desempenho do estudante em um currículo por competência (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-11012010-125546/
    • NLM

      Braccialli LAD. Os sentidos da avaliação do desempenho do estudante em um currículo por competência [Internet]. 2009 ;[citado 2024 maio 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-11012010-125546/
    • Vancouver

      Braccialli LAD. Os sentidos da avaliação do desempenho do estudante em um currículo por competência [Internet]. 2009 ;[citado 2024 maio 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-11012010-125546/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024