Exportar registro bibliográfico

Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: PASCHOAL, SÔNIA BARRETO DE NOVAES - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CBD
  • Assuntos: LEITURA; HÁBITO DE LEITURA; OFICINAS CULTURAIS; INFOEDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta dissertação é um estudo exploratório sobre o conceito de mediação cultural dialógica realizado a partir de oficinas de leitura comprometidas com o protagonismo cultural de crianças e adolescentes (00 a 18 anos) em situação de abrigo numa cidade do interior paulista a cerca de 80 kilômetros da capital. A metodologia utilizada foi a da pesquisa colaborativa e os dados foram analisados por meio das seguintes categorias: ambientes, ações, tempos, protagonistas e polifonia. Os resultados indicam que as mediações culturais realizadas no abrigo, centradas na singularização de crianças e jovens, foram capazes de romper com a impessoalidade, a frieza e a monotonia que marcam diversos aspectos da vida nos abrigos. Resistentes no início, à medida que as oficinas de leitura se desenvolviam e ganhavam corpo na dialogia todos os protagonistas (crianças, adolescentes, monitores e o próprio pesquisador) se reconheciam como parte destas ações, apropriando-se delas segundo suas expectativas e interesses específicos, criando vínculos com o mediador e com os livros, relacionando as leituras com outras atividades e práticas culturais, mostrando-se aptos a ressignificar o ato de ler. A mediação cultural dialógica, ao propiciar a singularização dessas crianças e jovens, permitiu a emergência de valores e significados para textos e contextos, para leitores e mediadores que se apresentaram como protagonistas culturais, categoria centrada no encontro e na vinculação com o outro
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.09.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PASCHOAL, Sônia Barreto de Novaes. Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-28102010-103831/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      PASCHOAL, S. B. de N. (2009). Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-28102010-103831/
    • NLM

      PASCHOAL SB de N. Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-28102010-103831/
    • Vancouver

      PASCHOAL SB de N. Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-28102010-103831/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024