Estrutura de prática e complexidade da tarefa no processo adaptativo de aprendizagem motora (2009)
- Autores:
- Autores USP: TANI, GO - EEFE ; CORREA, UMBERTO CESAR - EEFE
- Unidade: EEFE
- DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6881
- Assunto: APRENDIZAGEM MOTORA
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora, em razão da complexidade da tarefa. Os participantes foram 160 crianças de ambos os gêneros e a tarefa foi de timing coincidente. No experimento 1, a tarefa foi tocar quatro alvos de forma sequencial em integração a um estímulo visual (tarefa simples), e no experimento 2, a tarefa envolveu seis toques (tarefa complexa). Ambos os experimentos envolveram os grupos de prática constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante e as fases de estabilização e adaptação. As variáveis dependentes foram os erros absoluto, variável e constante. Os resultados mostraram que a complexidade da tarefa afetou os efeitos da estruturação da prática no processo adaptativo de aprendizagem motora. Verificou-se que, para a aprendizagem da tarefa simples, a adaptação ocorreu com similar desempenho para os quatro grupos, enquanto para a tarefa complexa o desempenho foi pior para o grupo constante.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista da Educação Física
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 20, n. 3, p. 313-323, 2009
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo NÃO é de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: closed
-
ABNT
SILVA, Jane Aparecida de Oliveira et al. Estrutura de prática e complexidade da tarefa no processo adaptativo de aprendizagem motora. Revista da Educação Física, v. 20, n. 3, p. 313-323, 2009Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v20i3.6881. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Silva, J. A. de O., Araújo, U. O. de, Tani, G., Corrêa, U. C., & Lancha Junior, A. H. (2009). Estrutura de prática e complexidade da tarefa no processo adaptativo de aprendizagem motora. Revista da Educação Física, 20( 3), 313-323. doi:10.4025/reveducfis.v20i3.6881 -
NLM
Silva JA de O, Araújo UO de, Tani G, Corrêa UC, Lancha Junior AH. Estrutura de prática e complexidade da tarefa no processo adaptativo de aprendizagem motora [Internet]. Revista da Educação Física. 2009 ; 20( 3): 313-323.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v20i3.6881 -
Vancouver
Silva JA de O, Araújo UO de, Tani G, Corrêa UC, Lancha Junior AH. Estrutura de prática e complexidade da tarefa no processo adaptativo de aprendizagem motora [Internet]. Revista da Educação Física. 2009 ; 20( 3): 313-323.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v20i3.6881 - Tipos de perturbação e processo adaptativo em aprendizagem motora
- Variabilidade de prática e processo adaptativo na aprendizagem do arremesso de dardo (de salão)
- Variabilidade e processo adaptativo na aprendizagem de uma tarefa de controle da força de preensão manual II
- Variabilidade e processo adaptativo na aprendizagem de uma tarefa de controle da força manual
- Efeitos da frequencia relativa de conhecimento de resultados na aquisição da habilidade arremesso do jogo de bocha
- Variabilidade e processo adaptativo na aprendizagem de uma tarefa de posicionamento linear com reversão
- Extensive practice improves adaptation to predictable perturbations in a sequential coincident timing task
- The influence of a goalkeeper as an outfield player on defensive subsystems in futsal
- Apresentação
- Revealing the decision-making of dribbling in the sport of futsal
Informações sobre o DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6881 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas