A relação entre grupos de eventos de aprendizagem e desenvolvimento de competências individuais (2009)
- Authors:
- Autor USP: CASSIMIRO, WAGNER TOYAMA - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Subjects: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; EDUCAÇÃO INFORMAL; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL (DESENVOLVIMENTO); APRENDIZAGEM; TREINAMENTO DE PESSOAL
- Language: Português
- Abstract: Este estudo se propôs a analisar a relação entre grupos de eventos de aprendizagem e desenvolvimento de competência. Buscou-se compreender quais deles eram considerados mais relevantes para o desenvolvimento de diferentes competências do indivíduo no trabalho. Na revisão bibliográfica, quatro grupos de eventos de aprendizagem emergiram: Aprendizagem Conceitual, Aprendizagem Provocada, Aprendizagem Experiencial e Aprendizagem Experiencial Induzida. Estes grupos foram confrontados com quatro tipos de competências que foram selecionados a partir da análise de 28 tipologias: Social, Funcional, Cognitiva e Metacompetência. A pesquisa quantitativa contou com a análise de 223 respondentes válidos. A amostra foi composta por ex-alunos da FEA-USP dos cursos de administração, economia e contabilidade. Foram aplicados testes de análise de variância para avaliar as hipóteses e testes de análise de correspondência para o aprofundamento da análise. Os resultados evidenciaram a importância dos grupos de eventos de aprendizagem informal, sobretudo o de Aprendizagem Experiencial para o desenvolvimento das quatro competências avaliadas. Os grupos de eventos de aprendizagem formal desenvolvem menos todas as experiências e são ainda menos relevantes para o desenvolvimento da Competência Social e da Competência Funcional, em especial para a primeira citada. Além disso, no aprofundamento da análise, 24 eventos tiveram a frequência analisada e foram confrontados com 11 variáveis deperfis. Dos 264 testes Qui-quadrado realizados, 35 deles apresentaram significância estatística, dos quais foi possível analisar a relação entre as categorias em 34 mapas perceptuais gerados pela análise de correspondência
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.12.2009
-
ABNT
CASSIMIRO, Wagner Toyama. A relação entre grupos de eventos de aprendizagem e desenvolvimento de competências individuais. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23022010-120129/. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Cassimiro, W. T. (2009). A relação entre grupos de eventos de aprendizagem e desenvolvimento de competências individuais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23022010-120129/ -
NLM
Cassimiro WT. A relação entre grupos de eventos de aprendizagem e desenvolvimento de competências individuais [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23022010-120129/ -
Vancouver
Cassimiro WT. A relação entre grupos de eventos de aprendizagem e desenvolvimento de competências individuais [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23022010-120129/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas