Os sentidos da escola e do saber: relatos de alunos de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de São Paulo (2009)
- Autores:
- Autor USP: CASTILHO, CLARISSA SILVA DE - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Assuntos: RELAÇÃO ALUNO-ESCOLA; PSICOLOGIA EDUCACIONAL; CULTURA ESCOLAR; SABERES ESCOLARES; ESCOLARIZAÇÃO; ESCOLA PÚBLICA; ESCOLA PARTICULAR
- Idioma: Português
- Resumo: Tendo como base teórica a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento psicológico humano, esta pesquisa, de cunho qualitativo, investigou os sentidos da escola e do saber e as relações travadas com eles por alunos de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de São Paulo. A coleta de dados para análise consistiu de um questionário dissertativo aplicado a classes do 7º ano do Ensino Fundamental e de entrevistas semi-estruturadas realizadas com alguns alunos destas. Situando os alunos no centro de uma cultura escolar com a qual interagem, a qual produzem e pela qual são (re)produzidos , ouviu-se estes sujeitos em processo de escolarização, tirando-os da condição de objeto que apenas sofre contingências naturais (sociais ou biológicas) e os colocando como sujeito que, ao incorporar as práticas culturais, reconstroem-nas de forma ativa e própria, negociando conceitos e valores. Dessa forma, pôde-se observar, a partir de seus relatos, que, para além de algumas diferenças, há muitas semelhanças entre as relações de alunos de diferentes origens sociais com a escola e com o saber o que acarreta uma produção de sentidos sobre eles de certa forma restrita e consonante. Essas semelhanças abarcam tanto fatores que colaborariam quanto dificultariam um suposto sucesso escolar fatores que podem contribuir ou desfavorecer uma relação significativa com a escola e com os saberes. Ainda, em alguns casos, o que se esperava de um lado, foi encontrado do outrocontrapondo-se à lógica determinista das teorias da reprodução. Considerando, assim, a voz dos próprios alunos sobre a escola, esta pesquisa colaborou para o entendimento dos sentidos da escola como lugar de saberes e conhecimento, de preparação para o futuro profissional, de socialização, afetividade e vida.
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.03.2009
-
ABNT
CASTILHO, Clarissa Silva de. Os sentidos da escola e do saber: relatos de alunos de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-152302/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Castilho, C. S. de. (2009). Os sentidos da escola e do saber: relatos de alunos de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-152302/ -
NLM
Castilho CS de. Os sentidos da escola e do saber: relatos de alunos de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de São Paulo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-152302/ -
Vancouver
Castilho CS de. Os sentidos da escola e do saber: relatos de alunos de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de São Paulo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-152302/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas