A expansão da educação superior rumo à expansão do capital: interfaces com a educação a distância (2008)
- Authors:
- Autor USP: SANTOS, CATARINA DE ALMEIDA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDA
- Subjects: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; EDUCAÇÃO (INTERNACIONALIZAÇÃO); ENSINO SUPERIOR; PRIVATIZAÇÃO (EDUCAÇÃO)
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho objetiva investigar a implantação da educação superior na modalidade a distância no Brasil, sua expansão e planejamento, buscando compreender em que medida esse processo está em consonância com a expansão e reestruturação do setor produtivo capitalista. Para tanto, foi necessário historiar o contexto em que se deu essa implantação, sua difusão e ampliação em meio ao processo de expansão e globalização de bens duráveis e culturais, incluindo aí a tecnologia e a educação. Para entender esse processo, foi necessário recorrer a autores voltados para uma análise crítica e dialética, que encontra respaldo em autores como, Marx (1999), Gramsci (2000), Chauí (2003), Ianni (2003, 2003), Dias Sobrinho (2005), Dourado (2001, 2002) e Frigotto (1999). São analisados documentos de organismos multilaterais, como Banco Mundial, Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura e Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico, os movimentos e articulçaões para a expasnão global da educação superior, como a Conferência Mundial sobre o Ensino Superior (1998) e a construção da Área Européia de Ensino Superior. Essa proposta busca trazer elementos que relacionem o discurso dos organismos multilaterais aos interesses de grandes grupos econômicos, amparados no discurso da importância da qualificação profissional e do desenvolvimento tecnológico como fatorchave para o desenvolvimento econômico. Esse discurso postula uma lógica que justifica a expansão daeducação superior nos moldes da expansão global do capital, salienta o investimento técnico na formação de professores e implementa a Educação a Distância (EaD), instrumento que materializa o esforço dos órgãos multilaterais, governos e universidades em cumprir o processo de expansão capitalista. Diante de tal realidade, a informação e o conhecimento, travestidos de possibilidades democráticas, ) representam interesses voltados para o comércio internacional e privatização da educação. A expansão da EaD é uma realidade de fato, que se processa em interface com a expansão educacional e a expansão capitalista, entretanto, a solução para os limites e contradições dessa modalidade de educação está no investimento de parâmetros básicos de qualidade (Dourado, 2001), tarefa árdua destinada àqueles que pretendem romper com o tecnicismo presente na educação atual.
- Imprenta:
- Data da defesa: 22.04.2008
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ABNT
SANTOS, Catarina de Almeida. A expansão da educação superior rumo à expansão do capital: interfaces com a educação a distância. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-163728/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Santos, C. de A. (2008). A expansão da educação superior rumo à expansão do capital: interfaces com a educação a distância (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-163728/ -
NLM
Santos C de A. A expansão da educação superior rumo à expansão do capital: interfaces com a educação a distância [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-163728/ -
Vancouver
Santos C de A. A expansão da educação superior rumo à expansão do capital: interfaces com a educação a distância [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092009-163728/
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