Cuidar e educar: concepções de professoras de um Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo (2009)
- Authors:
- Autor USP: MATTOS, SANDRA JERÔNIMO DO NASCIMENTO - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL; CRECHES (VIDA COTIDIANA); CUIDADO DA CRIANÇA (EDUCAÇÃO); PRÁTICA DE ENSINO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Language: Português
- Abstract: O presente estudo insere-se no âmbito das discussões acerca do cotidiano da creche legalmente reconhecida na cidade São Paulo como Centro de Educação Infantil CEI e do papel profissional desempenhado por suas educadoras, atualmente denominadas professoras de Educação Infantil PEIs. Tendo como base teórica o paradigma vygotskyano do desenvolvimento humano, focalizo a investigação tanto nas discussões e impasses que ainda cercam o ato de cuidar e educar a criança de zero a três anos em um contexto institucional, bem como na busca de reconhecer as visões que as educadoras de CEI expressam sobre o seu papel profissional. O objetivo principal da pesquisa é identificar como as concepções acerca de cuidado e educação são entendidas e internalizadas pelas educadoras e como, na visão desses sujeitos, se traduzem no trabalho diário desenvolvido junto às crianças e famílias atendidas em um CEI no município de São Paulo. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa. O material foi coletado por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com quatro educadoras que trabalham na Rede Municipal de São Paulo. Esse estudo busca ainda identificar possíveis pontos de semelhança e de divergência entre os depoimentos reunidos, levando em conta os diferentes níveis de formação e de experiência profissional das educadoras pesquisadas. A análise dos dados permite constatar que os diferentes níveis de formação das educadoras pesquisadas não interferem na forma como concebem ocuidado e a educação da criança pequena, mostrando que a formação prévia exigida por lei tem funcionado apenas como pré-requisito para atuar na área, nem sempre sendo determinante para a transformação de suas concepções nem, tampouco, da atuação prática das educadoras. O binômio cuidado-educação, amplamente divulgado nas orientações legais apresenta-se no cotidiano do CEI de maneira cindida, evidenciando que a ) adesão às novas orientações ainda acontece, apenas, no plano do discurso. O presente estudo revela que a forma como as educadoras do CEI concebem o cuidado e a educação das crianças está intimamente relacionada à histórica indefinição que, ainda hoje, acompanha o papel da educadora de creche.
- Imprenta:
- Data da defesa: 01.04.2009
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ABNT
MATTOS, Sandra Jerônimo do Nascimento. Cuidar e educar: concepções de professoras de um Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-150031/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Mattos, S. J. do N. (2009). Cuidar e educar: concepções de professoras de um Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-150031/ -
NLM
Mattos SJ do N. Cuidar e educar: concepções de professoras de um Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-150031/ -
Vancouver
Mattos SJ do N. Cuidar e educar: concepções de professoras de um Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-150031/
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