Exportar registro bibliográfico

Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: GOSSI, INEZ DOS SANTOS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Subjects: PRAGMATISMO; ARQUITETURA (EDUCAÇÃO); PRAGMATISMO
  • Language: Português
  • Abstract: Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos é uma pesquisa fundamentada no instrumentalismo deweiano. A tese defende a importância da dimensão arquitetônica para a educação aprofundando com Dewey a necessidade da superação de antagonismos, dentre eles o existente entre arte e vida. Como movimento filosófico, o instrumentalismo não concebe a razão como algo completo por si mesmo, independente da matéria, indiferente às influências dos hábitos, dos instintos e das emoções como fatores ativos da vida, ou seja, independente da experiência. O conceito de experiência é central na filosofia deweiana e sua influência na concepção contemporânea de currículo pode ser constatada no reconhecimento da importância da inter-relação entre sujeito e ambiente no processo educativo; mas a arquitetura como um elemento do ambiente educativo, segundo Antonio Viñao Frago, dificilmente é estudada em sua dimensão antropológica. Frago aponta razões para essa dificuldade que possivelmente dizem respeito à necessidade de superação de antagonismos, assim como as razões para o distanciamento da discussão arquitetônica da sociedade. No entanto, é possível constatar em intervenções arquitetônicas no âmbito da educação, dentre elas o restauro e requalificação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que esses antagonismos podem ser superados como o existente entre cultura e eficiência social.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.08.2009
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GOSSI, Inez dos Santos. Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-132216/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Gossi, I. dos S. (2009). Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-132216/
    • NLM

      Gossi I dos S. Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-132216/
    • Vancouver

      Gossi I dos S. Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagonismos [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-132216/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024