Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey (2009)
- Autores:
- Autor USP: CUNHA, MARCUS VINICIUS DA - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Assuntos: EPISTEMOLOGIA; CETICISMO
- Idioma: Português
- Resumo: Principalmente por defender que a verdade só é admissível em termos probabilísticos, nas décadas de 1930 a 1950 alguns intelectuais católicos consideraram John Dewey um representante do pensamento cético. Dando continuidade a um estudo anterior que analisa esse tema, o objetivo geral deste trabalho é contribuir para a discussão da filosofia e da filosofia educacional deweyana no âmbito do ceticismo. O presente estudo tem como principal fonte de análise o livro The quest for certainty: a study of the relation of knowledge and action (1929), em que Dewey apresenta as bases epistemológicas que fundamentam seu pragmatismo, mediante a exposição de argumentos acerca da validade do conhecimento e dos meios para alcançá-lo. A partir de uma análise das manifestações do ceticismo nas eras antiga e moderna, situamos o pragmatismo de John Dewey no pensamento cético contemporâneo que compreende o conhecimento como um processo contínuo
- Imprenta:
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2009
- Fonte:
- Título do periódico: Educação e Cultura Contemporânea
- ISSN: 1807-2194
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 6, n. 12, p. 55-68, 2009
-
ABNT
COSTA-LOPES, Viviane da e CUNHA, Marcus Vinicius da. Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey. Educação e Cultura Contemporânea, v. 6, n. 12, p. 55-68, 2009Tradução . . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Costa-Lopes, V. da, & Cunha, M. V. da. (2009). Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey. Educação e Cultura Contemporânea, 6( 12), 55-68. -
NLM
Costa-Lopes V da, Cunha MV da. Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey. Educação e Cultura Contemporânea. 2009 ; 6( 12): 55-68.[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Costa-Lopes V da, Cunha MV da. Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey. Educação e Cultura Contemporânea. 2009 ; 6( 12): 55-68.[citado 2024 abr. 24 ] - Há vários critérios para aferir a vitalidade de um Programa de Pós-Graduação...[apresentação]
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