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Caracterização do fluxo de tráfego em rodovias de pista simples do Estado de São Paulo (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: BESSA JÚNIOR, JOSÉ ELIEVAM - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Assuntos: TRÁFEGO RODOVIÁRIO (SIMULAÇÃO); RODOVIAS; ALGORITMOS GENÉTICOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: A meta desta pesquisa foi caracterizar as relações fundamentais do fluxo de tráfego em rodovias de pista simples paulistas através de modelos baseados em parâmetros que reflitam a qualidade de serviço e possam ser observados diretamente em campo. Para que esta meta fosse atingida, primeiramente foram obtidos dados através de observações em campo e de sensores instalados em rodovias. Os dados coletados nas observações diretas foram usados para calibrar e validar um modelo de simulação através de um processo automático, baseado num algoritmo genético. Constatou-se que a versão recalibrada do simulador é capaz de reproduzir tanto informações de detectores como as correntes de tráfego observadas nos onze trechos onde foram coletados dados. Propôs-se um método para produção de dados de tráfego sintéticos, que utiliza um simulador microscópico e um algoritmo genético. Os dados sintéticos obtidos pelo método proposto foram usados para obter os modelos que descrevem as relações entre o fluxo de tráfego e a velocidade e a porcentagem de tempo viajando em pelotões (PTSF) para rodovias de pista simples no estado de São Paulo. Esses modelos poderiam substituir os utilizados pelo HCM-2000 em análises da qualidade de serviço em rodovias paulistas. Também foram propostos novos modelos para relações fundamentais que se adequaram melhor às condições paulistas: um modelo côncavo para a curva fluxo-velocidade e um novo modelo exponencial para a relação entre o fluxo e a PTSF. Cincomedidas de desempenho capazes de substituir PTSF foram estudadas, tendo sido relacionadas com a taxa de fluxo bidirecional e unidirecional. As medidas de desempenho propostas foram avaliadas pela capacidade de refletir o nível de serviço observado em campo. Destas, uma nova definição da PTSF, calculada em função do número médio de headways dentro e fora de pelotões, apresentou a melhor porcentagem de acertos (90%), usando-se o mesmo critério adotado ) pelo HCM-2000. Em razão disso, e da possibilidade de observação direta da PTSF, recomenda-se sua adoção para avaliar a qualidade de serviço em rodovias de pista simples
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.10.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      BESSA JÚNIOR, José Elievam. Caracterização do fluxo de tráfego em rodovias de pista simples do Estado de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-04122009-150455/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Bessa Júnior, J. E. (2009). Caracterização do fluxo de tráfego em rodovias de pista simples do Estado de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-04122009-150455/
    • NLM

      Bessa Júnior JE. Caracterização do fluxo de tráfego em rodovias de pista simples do Estado de São Paulo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-04122009-150455/
    • Vancouver

      Bessa Júnior JE. Caracterização do fluxo de tráfego em rodovias de pista simples do Estado de São Paulo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-04122009-150455/


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