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Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: VENTURA, FREDERICO TELL DE LIMA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLS
  • DOI: 10.11606/D.8.2009.tde-24112009-151141
  • Subjects: FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA; EDUCAÇÃO (FILOSOFIA); PSICANÁLISE
  • Language: Português
  • Abstract: Esta dissertação versa sobre o conceito de educação na obra de Theodor W. Adorno (1903- 1969), tendo como principal material de análise dois ensaios do autor sobre o tema, O que significa elaborar o passado e Educação após Auschwitz. Nosso principal argumento é que Adorno pensa a educação contemporânea como um momento privilegiado da Aufklärung para intervir politicamente na relação entre indivíduo e sociedade; ou melhor, na forma em que esta relação encontra-se configurada histórica e socialmente sob o capitalismo tardio. Para que uma tal intervenção seja possível, Adorno assevera que a educação deve ter em conta, como seu ponto de partida, o diagnóstico histórico de que o progresso do esclarecimento reverteu-se no seu contrário, na barbárie que irrompeu no seio da cultura na metade do século XX e que tem no acontecimento Auschwitz seu signo histórico. É a partir deste diagnóstico que o autor tenta fundamentar que o principal fim da educação no presente consiste em evitar a repetição deste acontecimento. O argumento-chave de Adorno, segundo nossa interpretação, é que, tendo em vista esta finalidade negativa, a educação deve realizar uma inflexão em direção ao sujeito que vise esclarecer para os próprios sujeitos as condições objetivas e subjetivas que permitiram a regressão à barbárie que culminou em Auschwitz. Desta maneira, a educação é pensada como um processo de esclarecimento subjetivo, através de uma intervenção pública no presente reificado, enquanto umaforma de fortalecimento da capacidade de resistência do indivíduo frente à pressão de uma totalidade social que o impele a uma adaptação ao existente.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.03.2009
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/D.8.2009.tde-24112009-151141 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    How to cite
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    • ABNT

      VENTURA, Frederico Tell de Lima. Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24112009-151141/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Ventura, F. T. de L. (2009). Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24112009-151141/
    • NLM

      Ventura FT de L. Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24112009-151141/
    • Vancouver

      Ventura FT de L. Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24112009-151141/

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