Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno (2009)
- Authors:
- Autor USP: VENTURA, FREDERICO TELL DE LIMA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLS
- DOI: 10.11606/D.8.2009.tde-24112009-151141
- Subjects: FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA; EDUCAÇÃO (FILOSOFIA); PSICANÁLISE
- Language: Português
- Abstract: Esta dissertação versa sobre o conceito de educação na obra de Theodor W. Adorno (1903- 1969), tendo como principal material de análise dois ensaios do autor sobre o tema, O que significa elaborar o passado e Educação após Auschwitz. Nosso principal argumento é que Adorno pensa a educação contemporânea como um momento privilegiado da Aufklärung para intervir politicamente na relação entre indivíduo e sociedade; ou melhor, na forma em que esta relação encontra-se configurada histórica e socialmente sob o capitalismo tardio. Para que uma tal intervenção seja possível, Adorno assevera que a educação deve ter em conta, como seu ponto de partida, o diagnóstico histórico de que o progresso do esclarecimento reverteu-se no seu contrário, na barbárie que irrompeu no seio da cultura na metade do século XX e que tem no acontecimento Auschwitz seu signo histórico. É a partir deste diagnóstico que o autor tenta fundamentar que o principal fim da educação no presente consiste em evitar a repetição deste acontecimento. O argumento-chave de Adorno, segundo nossa interpretação, é que, tendo em vista esta finalidade negativa, a educação deve realizar uma inflexão em direção ao sujeito que vise esclarecer para os próprios sujeitos as condições objetivas e subjetivas que permitiram a regressão à barbárie que culminou em Auschwitz. Desta maneira, a educação é pensada como um processo de esclarecimento subjetivo, através de uma intervenção pública no presente reificado, enquanto umaforma de fortalecimento da capacidade de resistência do indivíduo frente à pressão de uma totalidade social que o impele a uma adaptação ao existente.
- Imprenta:
- Data da defesa: 04.03.2009
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- Cor do Acesso Aberto: gold
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ABNT
VENTURA, Frederico Tell de Lima. Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24112009-151141/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Ventura, F. T. de L. (2009). Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24112009-151141/ -
NLM
Ventura FT de L. Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24112009-151141/ -
Vancouver
Ventura FT de L. Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-24112009-151141/
Informações sobre o DOI: 10.11606/D.8.2009.tde-24112009-151141 (Fonte: oaDOI API)
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