Estilos de aprendizagem de alunos do curso de licenciatura em enfermagem (2009)
- Autores:
- Autor USP: CIAMPONE, MARIA HELENA TRENCH - EE
- Unidade: EE
- Assuntos: ESTILO COGNITIVO; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
- Idioma: Português
- Resumo: 1.Objetivos: Estilo de Aprendizagem corresponde às formas ou métodos que uma pessoa utiliza para adquirir conhecimentos e habilidades. Estudos descrevem sete principais estilos. Sabe-se que para uma aprendizagem efetiva é importante que o aprendiz tenha diferentes oportunidades e que desenvolva o seu estilo predominante, assim como os outros estilos. Os objetivos da presente investigação foram: identificar e analisar os estilos de aprendizagem predominantes em duas turmas do curso de licenciatura em Enfermagem e discutir estratégias de ensino que melhor favoreçam os processos de ensino/aprendizagem desses futuros professores. 2.Material e métodos: A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira foi ocorreu no 2º semestre de 2008. A população foi constituída por alunos matriculados na disciplina Metodologia do Ensino de Enfermagem II (Turma A). A segunda etapa ocorreu no 1º semestre de 2009 com os alunos cursando a disciplina Metodologia do Ensino de Enfermagem I (Turma B). O instrumento utilizado foi o Inventário de Inteligências Múltiplas para Adultos, desenvolvido por Thomas Armstrong (2002). Composto por 70 afirmações, o respondente atribui pontuação de 0 a 2 escalonando o quanto cada afirmativa se aplica a ele mesmo. Participaram do estudo um total de 44 alunos, sendo 26 da Turma A, e 18 da Turma B. O projeto foi aprovado por CEP e seguiu todas as recomendações relacionadas aos aspectos éticos de pesquisas que envolvem seres humanos. 3.Resultados ediscussão: A Turma A apresentou o estilo Espacial como o predominante (31%), A Turma B apresentou o estilo Musical como predominante (27 Os dados obtidos permitem aos professores utilizarem estratégias que estimule a aprendizagem significativa para os alunos a partir de seu estilo predominante bem como desenvolver outros estilos de aprendizagem importantes para o futuro enfermeiro que irá desenvolver a docência. O estilo dominante na Turma A, o Espacial, pode ser estimulado utilizando-se mapas conceituais, exposição de conteúdos através de painéis, maquetes e formas tridimensionais. O estilo dominante na Turma B, o Musical, pode ser estimulado por estratégias pedagógicas de paródias apresentando fatos, hipóteses ou eventos, propondo problemas e meios para resolvê-lo. Recomenda-se que outros estilos devem ser estimulados e desenvolvidos nas turmas de licenciatura em enfermagem, como a Lingüística, Intra e Interpessoal, pois são essenciais no exercício do cuidado, escuta e interação, utilizados na prática da enfermagem e nos processos ensino-aprendizagem, em qualquer âmbito da formação. 4.Conclusão: Os diferentes estilos de aprendizagem devem ser desenvolvidos nos futuros enfermeiros professores. As inteligências lingüística, intra e interpessoal, são importantes estilos que devem ser reconhecidos valorizados na docência na enfermagem. Conclui-se que os educadores devem saber reconhecer e valorizar os estilos de aprendizagempredominantes em seus alunos, mas não podem deixar de estimular o desenvolvimento do conjunto dos mesmos, tendo em mente que a educação é um processo permanente. Projetos pedagógicos e estratégias pedagógicas são componentes importantes nesse processo
- Imprenta:
- Fonte:
- ISSN: 2176-154X
- Nome do evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP)
-
ABNT
TAMASHIRO, Natacha Suemi Martins. Estilos de aprendizagem de alunos do curso de licenciatura em enfermagem. 2009, Anais.. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/9fb15daf-848a-43b8-9e3e-cdcd6749676d/CIAMPONE%2C%20M%20H%20T%20doc%2022.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Tamashiro, N. S. M. (2009). Estilos de aprendizagem de alunos do curso de licenciatura em enfermagem. In . São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/9fb15daf-848a-43b8-9e3e-cdcd6749676d/CIAMPONE%2C%20M%20H%20T%20doc%2022.pdf -
NLM
Tamashiro NSM. Estilos de aprendizagem de alunos do curso de licenciatura em enfermagem [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/9fb15daf-848a-43b8-9e3e-cdcd6749676d/CIAMPONE%2C%20M%20H%20T%20doc%2022.pdf -
Vancouver
Tamashiro NSM. Estilos de aprendizagem de alunos do curso de licenciatura em enfermagem [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/9fb15daf-848a-43b8-9e3e-cdcd6749676d/CIAMPONE%2C%20M%20H%20T%20doc%2022.pdf - Tecnologia instrucional na enfermagem
- Estudo bibliométrico da base de dados PERIEnf na área de administração em enfermagem
- Assistência institucionalizada para indivíduos portadores de deficiência mental: dimensões esquecidas
- Metodologia do planejamento na enfermagem
- Organização dos sistemas de referência e contra-referência no contexto do sistema único de saúde: percepção de enfermeiros
- Esporte e reabilitação: repercussões na qualidade de vida dos membros da Associação Esportiva da Divisão de Medicina de Reabilitação do HCFMUSP
- Grupos focais como estratégia metodológica em pesquisas na enfermagem
- Circulos de controle de qualidade: nova alternativa para organizacao do trabalho na enfermagem
- Estudo bibliográfico na área de ensino de administração em enfermagem das bases de dados: DEDALUS, LILACS E PeriEnf a partir da década de 90
- Um olhar paradigmático sobre a assistencia de enfermagem: um caminhar para o cuidado complexo
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
CIAMPONE, M H T doc 22.pd... | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas