Atuação de ensino dos egressos do curso de licenciatura em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP (2009)
- Authors:
- Autor USP: FERNANDES, MARIA DE FATIMA PRADO - EE
- Unidade: EE
- Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
- Language: Português
- Abstract: 1. Objetivos: Caracterizar os egressos do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP no período de 2000 a 2007, verificar como os egressos se vêem e analisam a sua atuação profissional no âmbito do ensino e da saúde e analisar como os egressos avaliam e aplicam os conhecimentos apreendidos no Curso de Licenciatura de Enfermagem em relação ao processo ensino aprendizagem. 2. Metodologia: Realizado um estudo descritivo exploratório, na abordagem qualitativa. Constituídos por 24 enfermeiros licenciados, egressos da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), do período de 2000 a 2007. O projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP. Processo nº: 766/2008/CEP-EEUSP. Enviado questionário com questões semi- estruturadas e abertas junto ao Termo de Compromisso. O estimado de retorno destes correspondia ao total de 186 egressos. Obtivemos acesso a 106 e-mails atualizados e identificados como não provedores da USP, também telefones e endereços; deixamos de realizar contato com 80 egressos. A coleta de dados ocorreu de setembro de 2008 a junho de 2009, com duas tentativas de envio de questionário por via - email e duas por correio, devido ao baixo retorno de respostas. Os dados foram armazenados em banco de dados informatizados, analisados pela técnica de análise temática preconizada por Bardin. 3. Resultado e Discussão: A análise dos dados obtidos mediante os questionários com osegressos do Curso de Licenciatura em Enfermagem possibilitou a elaboração das categorias: Referente a Instituição de Ensino Atuação Profissional no âmbito do Ensino; Ações educacionais no ensino; Experiência como professor Conhecimentos Apreendidos acerca do Processo Ensino Aprendizagem; Aprendizagem significativa; Estratégias de Ensino Referente a Instituição de Saúde Ações Educacionais na Educação em Saúde Referente ao Mercado de Trabalho Inserção do egresso do Curso de Licenciatura em Enfermagem no Mercado de Trabalho. O estudo evidenciou a situação dos egressos no ensino e como os resultados poderão contribuir para a implementação de novas políticas de formação do enfermeiro licenciado em enfermagem. 4. Considerações Finais: A pesquisa alcançou seus objetivos e mostrou que os egressos do Curso de Licenciatura em Enfermagem desta Escola têm preocupação com o cuidado humanizado e com planejamento das atividades voltadas para a aprendizagem significativa
- Imprenta:
- Source:
- ISSN: 2176-154X
- Conference titles: Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP)
-
ABNT
JUCÁ, Lícia Fernandes. Atuação de ensino dos egressos do curso de licenciatura em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP. 2009, Anais.. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d181d04c-85d9-42b8-9cb5-42c5c0dd7627/FERNANDES%2C%20M%20de%20F%20P%20doc%2010.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Jucá, L. F. (2009). Atuação de ensino dos egressos do curso de licenciatura em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP. In . São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/d181d04c-85d9-42b8-9cb5-42c5c0dd7627/FERNANDES%2C%20M%20de%20F%20P%20doc%2010.pdf -
NLM
Jucá LF. Atuação de ensino dos egressos do curso de licenciatura em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d181d04c-85d9-42b8-9cb5-42c5c0dd7627/FERNANDES%2C%20M%20de%20F%20P%20doc%2010.pdf -
Vancouver
Jucá LF. Atuação de ensino dos egressos do curso de licenciatura em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d181d04c-85d9-42b8-9cb5-42c5c0dd7627/FERNANDES%2C%20M%20de%20F%20P%20doc%2010.pdf - A postura ética e a interação grupal no trabalho
- Comitê de ética em pesquisa: atribuições e limites
- Percepção do professor sobre o respeito
- Licenciatura plena. [Entrevista]
- Reconhecendo o velho e acolhendo o novo. [Editorial]
- Evolução filosófica da ética
- A bioética em curso: no ensino e na saúde
- Estudo bibliográfico referente às atitudes profissionais, morais e éticas no contexto da comunicação entre os enfermeiros e os pais acompanhantes
- Significado das ações éticas autônomas no contexto do trabalho em equipe: articulando a reflexão com o cotidiano
- Percepção do estudante de graduação em enfermagem acerca de atitudes e princípios éticos em situações do cotidiano da escola
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
FERNANDES, M de F P doc 1... | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas