Exportar registro bibliográfico

Múltiplas possibilidades: a estruturação dos projetos experimentais no ensino de jornalismo (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: OLIVEIRA, ELIANE FREIRE DE - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CJE
  • Assunto: JORNALISMO (ESTUDO E ENSINO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: O ensino de Jornalismo é objeto freqüente de reflexão, principalmente no que diz respeito à aquisição e compreensão de ferramentas e conhecimentos necessários para a formação de um profissional com múltiplas habilidades e competências. A implantação dos Projetos Experimentais no currículo da Habilitação Jornalismo nos cursos de Comunicação Social no Brasil ocorreu em 12 de abril de 1978, recebendo posteriormente, a partir da Resolução do CFE n° 002/84, o tratamento de disciplina regida por normas específicas de acordo com os projetos pedagógicos das instituições de ensino superior. A pesquisa investiga o papel exercido pelos Projetos Experimentais em universidades paulistas, que possibilitam, por meio de diferentes experiências adotadas, a vivência, a aquisição e o domínio de técnicas importantes da produção jornalística para a formação ética e profissional dos graduandos em Jornalismo. Por meio de estudo de casos múltiplos e tendo como referência principal as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Comunicação Social (Parecer CNE/CES n° 492/2001), verifica-se que os Projetos Experimentais têm importante papel no exercício de cidadania frente aos desafios e responsabilidades da profissão, especialmente quanto à contribuição para a sociedade, à formação do bem comum e à consciência do papel do Jornalismo na realidade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.04.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OLIVEIRA, Eliane Freire de. Múltiplas possibilidades: a estruturação dos projetos experimentais no ensino de jornalismo. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25102010-160920/. Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, E. F. de. (2009). Múltiplas possibilidades: a estruturação dos projetos experimentais no ensino de jornalismo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25102010-160920/
    • NLM

      Oliveira EF de. Múltiplas possibilidades: a estruturação dos projetos experimentais no ensino de jornalismo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25102010-160920/
    • Vancouver

      Oliveira EF de. Múltiplas possibilidades: a estruturação dos projetos experimentais no ensino de jornalismo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25102010-160920/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024