O desenvolvimento profissional e pessoal do graduando de enfermagem promovido pela iniciação científica (2009)
- Autores:
- Autor USP: SIGAUD, CECÍLIA HELENA DE SIQUEIRA - EE
- Unidade: EE
- Assuntos: PESQUISA CIENTÍFICA; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: Recentemente observou-se um crescente aumento no desenvolvimento de pesquisas científicas por estudantes de graduação em Enfermagem, tornando importante conhecer como os estudantes têm vivenciado essa atividade. Objetivos: Compreender as percepções dos graduandos de enfermagem acerca de sua experiência de participar de pesquisa científica, com ênfase para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quanti-qualitativa. Entre junho e novembro de 2008, foi aplicado formulário com questões fechadas e abertas a 36 estudantes matriculados em curso do Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, de universidade pública do município de São Paulo, que tinham concluído o desenvolvimento de pesquisa científica nos últimos 12 meses. Foi feita análise descritiva das variáveis quantitativas e o material referente às percepções estudantis foi submetido ao método de análise temática de conteúdo. Resultados: A imensa maioria dos estudantes considera que a pesquisa contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional. No que diz respeito à formação profissional afirmam que a atividade de pesquisa possibilitou-lhes: conhecimento aprofundado sobre a temática estudada; desenvolvimento do raciocínio e habilidade para redação de texto cientifico; busca e leitura de artigos científicos; e aprendizado de estratégias para lidar com dificuldades nas situações de pesquisa. Quanto ao aspecto pessoal destacam:desenvolvimento de habilidades como empenho, responsabilidade, organização e paciência para o trabalho; autoconhecimento, crescimento e amadurecimento pessoal; aquisição de autonomia; enfrentamento de adversidades; e aprimoramento para o trabalho em equipe. Entretanto, cerca de 70% dos alunos informaram o comprometimento de sua vida pessoal em decorrência da participação na pesquisa, devido à dedicação do tempo livre prejudicando as relações com familiares, namorado e amigos, além do lazer. Poucos reportaram não terem tido nenhum beneficio, alegando a não relevância do tema da pesquisa e não terem pretensão de seguir atuando na área acadêmica. Conclusões: O estudo enfatiza a importância das políticas de incentivo à pesquisa na graduação
- Imprenta:
- Fonte:
- ISSN: 2176-154X
- Nome do evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP)
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ABNT
SENNA, Lúcia Piva Cabral e FERREIRA, Fernanda Pina. O desenvolvimento profissional e pessoal do graduando de enfermagem promovido pela iniciação científica. 2009, Anais.. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/cb729fcc-7230-4d45-9f62-97ec4ea4080c/SIGAUD%2C%20C%20H%20de%20S%20doc%2023.pdf. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Senna, L. P. C., & Ferreira, F. P. (2009). O desenvolvimento profissional e pessoal do graduando de enfermagem promovido pela iniciação científica. In . São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/cb729fcc-7230-4d45-9f62-97ec4ea4080c/SIGAUD%2C%20C%20H%20de%20S%20doc%2023.pdf -
NLM
Senna LPC, Ferreira FP. O desenvolvimento profissional e pessoal do graduando de enfermagem promovido pela iniciação científica [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/cb729fcc-7230-4d45-9f62-97ec4ea4080c/SIGAUD%2C%20C%20H%20de%20S%20doc%2023.pdf -
Vancouver
Senna LPC, Ferreira FP. O desenvolvimento profissional e pessoal do graduando de enfermagem promovido pela iniciação científica [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/cb729fcc-7230-4d45-9f62-97ec4ea4080c/SIGAUD%2C%20C%20H%20de%20S%20doc%2023.pdf - Assistencia de enfermagem a crianca deficiente mental e familia
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Tipo | Nome | Link | |
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SIGAUD, C H de S doc 23.p... | Direct link |
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