Exportar registro bibliográfico

A física moderna e contemporânea no ensino médio: caminhos para a sala de aula (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: GARCIA, LIGIA VALENTE DE SA - ENSCIENC
  • Unidade: ENSCIENC
  • Sigla do Departamento: FEP
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); FÍSICA NUCLEAR; ENSINO MÉDIO; CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Embora a importância e urgência da inserção de temas da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio sejam quase consensuais, ainda há poucas propostas estruturadas nesta direção, com foco específico na sala de aula. Neste trabalho investigamos possíveis formas de seleção e organização curricular de conhecimentos de Física Moderna, visando intervenções no ensino médio. Para isso, analisamos as organizações temáticas apresentadas em livros didáticos mais recentes, assim como em propostas e discussões de professores e pesquisadores da área do Ensino de Física. Como instrumentos de análise, utilizamos categorias que emergem das próprias justificativas para a inserção da FMC, com ênfase em três aspectos centrais, referentes às dimensões científicas, tecnológicas e sociais. Nesse contexto, são também apresentadas e discutidas duas propostas de seleção temática por nós desenvolvidas, centradas, respectivamente, na relação E=mc2 e em aspectos da física nuclear. De maneira geral, é possível verificar que os livros didáticos de ensino médio apresentam versões simplificadas e resumidas do conhecimento de livros mais avançados. Paralelamente, propostas temáticas pontuais encontram dificuldade em articular os conhecimentos aplicados que possuem aspectos científicos mais estruturados. Ainda que seja reconhecida a necessária diversidade de abordagens, a articulação de aspectos científicos, tecnológicos e sociais em torno de temas específicos através de estratégias que envolvam atividades concretas, mostrou-se uma alternativa de grande potencial.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.05.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      VALENTE, Ligia. A física moderna e contemporânea no ensino médio: caminhos para a sala de aula. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-112216/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Valente, L. (2009). A física moderna e contemporânea no ensino médio: caminhos para a sala de aula (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-112216/
    • NLM

      Valente L. A física moderna e contemporânea no ensino médio: caminhos para a sala de aula [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-112216/
    • Vancouver

      Valente L. A física moderna e contemporânea no ensino médio: caminhos para a sala de aula [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-112216/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024