Cultura escrita e desigualdade social: contribuições da psicologia educacional para a alfabetização (2009)
- Autor:
- Autor USP: MALUF, MARIA REGINA - IP
- Unidade: IP
- Subjects: PSICOLOGIA COGNITIVA; APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: As desigualdades sociais estão fortemente relacionadas às desigualdades escolares. Nesta mesa-redonda serão apresentados e debatidos resultados de pesquisas apoiadas nos quadros conceituais da psicologia cognitiva da leitura. Numerosas pesquisas mostram a eficiência do ensino da linguagem escrita quando esse ensino é baseado no reconhecimento das relações entre habilidades metalingüísticas e aprendizagem da leitura e escrita, destacando-se o papel da consciência fonológica. Será discutida a importância da universalização do acesso à leitura e à escrita, com ênfase nas condições de ensino predominantes em países da América Latina. Pesquisas evidenciam que as crianças (e os adultos) podem aprender a ler e escrever com eficiência quando o ensino é adequado às suas características pessoais, à sua linguagem oral e à cultura na qual os aprendizes estão inseridos. Mostram também que a aprendizagem do sistema alfabético é fortemente dependente do desenvolvimento de habilidades metalingüísticas, sobretudo da consciência fonológica
- Imprenta:
- Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2009
- Source:
- Título do periódico: Comunicação oral
- Conference titles: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional
-
ABNT
MALUF, Maria Regina. Cultura escrita e desigualdade social: contribuições da psicologia educacional para a alfabetização. 2009, Anais.. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 2009. Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/ix_conpe/MesasRedondas_ok.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Maluf, M. R. (2009). Cultura escrita e desigualdade social: contribuições da psicologia educacional para a alfabetização. In Comunicação oral. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Recuperado de http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/ix_conpe/MesasRedondas_ok.pdf -
NLM
Maluf MR. Cultura escrita e desigualdade social: contribuições da psicologia educacional para a alfabetização [Internet]. Comunicação oral. 2009 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/ix_conpe/MesasRedondas_ok.pdf -
Vancouver
Maluf MR. Cultura escrita e desigualdade social: contribuições da psicologia educacional para a alfabetização [Internet]. Comunicação oral. 2009 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/ix_conpe/MesasRedondas_ok.pdf - Alfabetização na pré-escola: conceitos e pre-conceitos
- Resumos de artigos sobre pre-escola publicados em periodicos brasileiros: 1988-1989 (complemento do levantamento anterior, 1979 a 1987)
- Desenvolvimento e / ou aprendizagem ? implicacoes dessa relacao teorica na producao do sucesso ou fracasso escolar
- Problemas e avancos da ciencia da psicologia no brasil
- Antigos e novos problemas na formação do psicólogo brasileiro
- Problemas centrais na formação do psicólogo brasileiro
- O professor de terceira e quarta séries do ensino fundamental como mediador entre o aluno e a leitura: estudo realizado no município de Porto Velho
- Desenvolvimento sociocognitivo e da linguagem
- La psicología educativa: perspectivas ante el próximo siglo
- Psicologia escolar: novos olhares e o desafio das práticas
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas